quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Programa de Ação - Geografia - Escola de Ensino Integral

PROGRAMA DE AÇÃO 2015
ESCOLA ESTADUAL “DR. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO” ENSINO INTEGRAL

NOME: Thiago Alves dos Santos

FUNÇÃO: Professor
Professor: Geografia e Disciplina Eletiva

Diretora: Maria Emília Pivovar
Vice Diretora: Eunice Aparecida Santos
PCG: Josana de Cássia Trojan Zakczewiski
Vigência: 2015
ULTIMA REVISÃO: ___/_____/_____  
1-RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA

A Escola “Dr Epaminondas Ferreira Lobo” foi criada no ano de 1950, atende desde então uma clientela de alunos da zona urbana de diferentes bairros e alguns de área rural de entorno que fizeram opção por permanecer no Programa de Ensino Integral, as condições sociais dos alunos inclui alunos em situações delicadas o que de certa forma exige um acompanhamento da escola para situações de interação inclusive para evitar o abandono do aluno. Nos últimos anos, os resultados alcançados nas avaliações internas e externas revelaram níveis de desempenho pouco satisfatórios. O Programa de Ensino Integral iniciado em 2014 contando com alunos de Ensino Fundamental e Médio tem como meta melhorar a qualidade de ensino, implantando uma proposta de excelência acadêmica dentro da base comum e da parte diversificada com foco voltado para o jovem protagonista e seu Projeto de Vida, com a finalidade de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes, preparados para reconhecer seu papel e exercer sua cidadania. Para o segundo ano de desenvolvimento do programa nossas expectativas são positivas visto que a crescente matrícula indica a satisfação da comunidade com um apoio marcado pela participação de pais no processo de acompanhamento da vida escolar de seus filhos.

2- RELATO INDIVIDUAL SOBRE O EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO   

Eu como professor do ensino integral me proponho atender as expectativas e necessidades para o desenvolvimento integral dos alunos articulando oportunidades educativas capazes de atendê-las, atuar em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola, trabalhar de forma colaborativa com outros professores da escola, criando conversas interdisciplinar para compartilhar desafios e propor estratégias articuladas que respondam às demandas do desenvolvimento integral, conhecer os interesses, anseios e/ou o projeto de vida dos  alunos e apoiá-los a alcançar seus objetivos, promover o protagonismo juvenil dos alunos, para que se tornem autor e proponente do seu próprio processo pedagógico, sendo um mediador, facilitador e articulador do conhecimento, provocando o aluno a aprender a partir de seus próprios questionamentos. Colaborar com a equipe gestora no sentido de apontar necessidades de propor projetos e ações inovadoras e se envolver com atividades do programa que extrapolem a sua sala de aula.


3-PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO
a)    a) Elaborar o programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos – de acordo com os prazos estabelecidos com melhoria de resultados.
b)    b) Organizar, planejar e executar tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa – cumprir 100% das tarefas institucionais.
c)    c) Planejar, desenvolver e atuar na parte diversificada do currículo e nas atividades complementares – planejar a Disciplina Eletiva de acordo com o projeto de vida dos educandos; atuar de forma com que os educandos busquem as soluções das problemáticas levantadas, assim, promovendo o Protagonismo Juvenil.
d)    d) Incentivar e apoiar as atividades do protagonismo juvenil, na forma da lei;
e)    e) Realizar, obrigatoriamente, a totalidade das atividades de trabalho pedagógico coletivo e individuais no recinto da respectiva escola.
f)     f) Atuar em atividades de tutoria aos alunos.
g)    g) Participar das orientações técnico-pedagógicas relativas à atuação na Escola e de cursos de formação continuada.
h)    h) Auxiliar, a critério do Diretor e conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas atividades de orientação técnico-pedagógicas desenvolvidas nas escolas;
i)      i) Elaborar Plano Bimestral e Guias de Aprendizagem sob a orientação do Professor Coordenador de Área;
j)      j) Produzir material didático-pedagógico na área de atuação e na conformidade do modelo pedagógico própria da Escola;
l) Substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da escola em suas ausências e impedimentos legais – ministrar aulas de Geografia, Disciplinas Eletivas e Nivelamento.

Obs.: Item ‘a’ até ‘l’ constam no Artigo 7º, da Lei Complementar nº1.164, de 4/01/2012)
4-ALINHAMENTOS ENTRE ATRIBUIÇÕES

Alinhamento vertical com a Supervisora e a PCNP responsáveis pelo Programa de Ensino Integral;
Alinhamento horizontal com os professores sobre o programa de ação;
Alinhamento horizontal com os professores de CHT;
Alinhamento vertical com a PCA nos HTPCA;
Alinhamento horizontal com a Professora Luciana Garcia sobre Projeto a Disciplinas Eletivas;
Alinhamento vertical semanalmente com a PCG Josana sobre Disciplina Eletiva.
5-COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES

PREMISSAS
COMPETÊNCIAS

                                                                
Descrever as competências a serem desempenhadas por premissa

PROTAGONISMO JUVENIL
1-PROTAGONISMO :Promove o protagonismo juvenil ajudando a formar  pessoas autônomas , solidárias e competentes e sendo protagonista também se sua própria atuação
1.1 Valorizar a fala dos educandos mesmo que estejam erradas, durante as aulas ou em tutorias – buscando entender o erro.

1.2 Organizar agenda para atendimento à tutoria, junto com os educandos de modo que todos os alunos sejam atendidos semanalmente;

1.3 Desenvolver a Eletiva de cada semestre de forma que o aluno construa seu conhecimento sob mediação do professor;

1.4 Incentivar o aluno a uma postura participativa durante as aulas, dando lhe espaço para manifestação do seu conhecimento, apoiando as práticas e vivências em protagonismo Juvenil na escola;

1.5 Estimular a participação cidadã dos educandos em todo espaço de vivência dos educandos;

1.6 Oportunizar aos educandos na disciplina Eletiva, espaços diferenciados de aprendizagem, como, por exemplo, as visitas a FASAPEL, Mecânica Souza, Chevrolet e a Fiat.
FORMAÇÃO COTINUADAS
2-DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio e sua área de conhecimento, sendo capaz de comunica-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, à pratica, às disciplinas da Base Comum, à parte diversificada, às atividades complementares e aos Projetos de Vida.
 2.1 Contribuir com o grupo em momentos de HTPCs geral buscando articular o currículo com a parte diversificada;

2.2 Contribuir com o grupo em momentos HPTPCs Geral na discussão do desenvolvimento das turmas de nivelamento dos educandos;

2.3 Contribuir com o grupo na questão interdisciplinar nos HTPCs geral, assim, facilitando o processo de articulação e contextualização entre as disciplinas, como, por exemplo, a contribuição da Geografia em Matemática - analise de gráficos, tabelas, operações matemáticas simples, reta aritmética, proporção, regra de três, entre outras situações;

3.1 Participar de cursos direcionados a minha área de atuação, promovidos por, sites educacionais, MEC ou pela SEE-SP;


3.2 Contribuir com a equipe com informações e conhecimentos que me forem passados em cursos e oficinas fora da escola - em socialização em HTPCs área ou geral;

3.3 Participar de orientações técnicas realizadas pela Diretoria de Ensino e a SEE-SP direcionados a minha área de atuação;


3-DISPOSIÇÃO AO AUTOCONHECIMENTO CONTÍNUO: Busca  contínua da aprendizagem e de desenvolvimento como  pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
4-COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações de forma a atingir os resultados planejados.
4.1 Analisar o aprendizado dos educandos, através das atividades desenvolvidas a cada dia em sala de aula.

4.2 Elaborar e executar a Agenda do Professor, semanalmente, atendendo a agenda da escola e demais membros da escola.

4.3 Elaborar e executar o Guia de Aprendizagem, bimestralmente, que atenda ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo, com organização de cronograma, prevendo provas, atividades, reuniões, feriados, entre outros;

4.4 Retomar o Programa de Ação, mensalmente, para monitorar as ações desenvolvidas e as metas a serem alcançadas - PDCA;

4.5 Produzir os documentos solicitados, entregá-los dentro do prazo estabelecido e revisá-lo periodicamente para novas reflexões e ações - PDCA;

4.6 Revisitar periodicamente o Plano de Ação da escola, auxiliando em sua revisão junto à equipe escolar, tendo em vista o desdobramento das ações em meu Programa de Ação.

4.7 Participar do alinhamento vertical e horizontal para o bom desempenho de minhas atribuições em momentos HTPCs geral e área ou em momentos de estudo;

k)    4.8 Planejar semestralmente a Disciplina Eletiva de acordo com o projeto de vida dos educandos.
l)       
m)  4.9 Produzir material didático-pedagógico sempre que necessário na área de minha atuação e na conformidade do modelo pedagógico própria da Escola




CORRESPOSABILIDADE
5-RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos e professores, funcionários, direção, pais e responsáveis tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola
5.1 Contribuir da melhor forma com o trabalho dos colegas de trabalho, como, por exemplo, sugerindo ideias, ofertando auxilio, contribuição na hora de estudos, entre outras necessárias, quando houver;

5.2 Auxiliar os professores das demais disciplinas da parte diversificada sempre que o tema ou metodologia estiver relacionado com a minha área de atuação;

5.3 Buscar mediar no campo de minha atuação os conflitos ocorrentes entre os indivíduos que compõem a comunidade escolar sempre que necessário;

5.4 Buscar mediar os conflitos escolares existentes, em relação aos meus alunos tutorados quando houver.

5.5 Contribuir para melhoria de desempenho dos meus alunos tutorados, através de conversar/orientações e acompanhamento do desempenho dos mesmos.

5.6 Lecionar aulas de nivelamento – Turma adequada – Ensino Fundamental – sistema rotativo.

5.7 Substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da escola em suas ausências e impedimentos legais.


REPLICABILIDADE
6-SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar problemas que identifica, criando caminhos sempre que necessário.
6.1 Buscar observar os problemas e buscar soluções sempre que necessário;

6.2 Contribuir nas discussões que visam buscar as soluções das problemáticas existentes na escola em reuniões com professores, equipe gestora e alunos;


7.1 Difundir as boas práticas desenvolvidas do Programa de Ensino Integral em sites, jornais, redes sociais e reuniões realizadas pela diretoria de ensino ou pela SEE-SP;

7.2 Divulgar o trabalho realizado na disciplina Eletiva, através das redes sociais e jornais locais.

7.3 Divulgar os principais eventos realizados pela escola para a comunidade - através das redes sociais.

7.4 Participar das reuniões de trabalho Pedagógico, contribuindo com o grupo, através de discussões, opiniões, troca de ideias e apresentação de práticas inovadoras;

7-DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.
6-POSTURA ADEQUADA À FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES, BASEADAS NOS VALORES, PRINCÍPIOS E PREMISSAS DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL.


ASPECTOS

1-COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE E DA INDIVIDUALIDADE;

2-INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS;

3-ESFORÇO PESSOAL E DEDICAÇÃO;

4-ATITUDES EM PROL DA COOPERAÇÃO COLETIVA;

 5-ESFORÇO NA BUSCA EFETIVA DE TRABALHO EM EQUIPE;

6-ASSIDUIDADE E FREQUÊNCIA;

7-CONFIAÇA E RESPITO NO TRATO COM AS PESSOAS;


SUA AÇÃO

1-1-Buscar sempre conhecer os alunos na sua individualidade como por exemplo (Projeto de Vida, interesses, dificuldades e potencialidades).(gênero, orientação sexual, raciais, socioeconômicas, religiosas).
1.2 Com Funcionários. Atendimento e apoio, sempre que necessário, como, por exemplo, participação em reuniões, palestras, encontros, atividades gerais de acordo com agenda da escola.
1. 3 Com a Equipe Gestora. Colaborando e ajudando sempre que solicitada.
1.4 Com os pais/responsáveis.  Respeitar todas as pessoas, sendo cordial, ouvindo-as com atenção, auxiliando-as sempre que possível de forma clara e tirando toda suas dúvidas.

2-Estimular a participação cidadã dos educandos em todo espaço de vivência dos mesmos;
2.1Propiciar o espaços para que os alunos sejam os “protagonistas de sua aprendizagem,


3-Estar sempre aprimorando os conhecimentos do Currículo do Estado de São Paulo na Disciplina de Geografia.
3.1 Buscar proativamente aprendizados adicionais para minha prática pedagógica através de pesquisas em sites ligados a minha área de formação.

4-Promover atividades para que os alunos encontrem seu projeto de vida e se já o tem consigam atingi-lo.
4.1 Mostra-me sempre aberto a ouvir e apoiar os alunos em seu processo de formação pessoal, acadêmica e profissional tirando duvidas auxiliando no que precisarem (por exemplo: dúvidas da disciplina, aspectos pessoais, Projeto de Vida).
4.2 Com os pares. Estudo semanal dos princípios, premissas, valores e missão do Programa da escola de tempo integral.
4.5 Adesão para atuar mensalmente em uma turma de nivelamento – nível adequado – Ensino Fundamental.

5- Refletir sempre sobre o meu modo de atuação como profissional educador, atuando como modelo a ser seguido pelos alunos e profissionais da escola sempre no aspecto da autonomia, solidariedade, e competências do ser humano.
5.1 Colaborar em Projetos Interdisciplinares promovidos pela Escola, assim, propiciando um ambiente propício a aprendizagem de nossos alunos.
5.2 Elaborar Projetos Interdisciplinares a fim de garantir uma melhor aprendizagem de nossos alunos em todas as áreas de conhecimento.
5.3 Auxiliar os colegas quando necessário na elaboração e execução das atividades diversificadas do currículo.
5.4 Respeitar o alinhamento vertical passando ao PCA informações referentes a área de conhecimento e ao PCG as informações referentes à parte diversificada e quando necessário me reunir com a Equipe Gestora (Diretor e Vice-Diretor).

6. Ser assíduo e frequente, cumprir os horários determinados com pontualidade, faltando apenas quando necessário.
6.1 Em relação aos alunos: Fazer chamada periodicamente, colaborando sempre com a primeira chamada do dia (tendo assim um controle pelos agentes escolares) e sempre que necessário avisar o PCA em ATPC e quando  necessário, comunicar a Equipe Gestora os casos mais graves.


7-Promover sempre um ambiente de respeito aos profissionais da escola e às diferenças individuais dos alunos como por exemplo
7.1Valorizar a fala dos educandos mesmo que estejam erradas – buscar entender o erro;
Estimular a participação cidadã dos educandos em todo espaço de vivência dos mesmos;
7.2Buscar estar sempre construindo projetos pedagógicos em conjunto com alunos e outros professores.


GESTÃO POR RESULTADOS DO PLANO DE AÇÃO
7-PRINCIPAIS FOCOS DA ESCOLA
Protagonismo: Oferecer amplo leque de oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas por serie/ano com periodicidade anual.
Corresponsabilidade: Adesão da comunidade escolar – equipe escolares alunos e instituições parceiras ao Ensino Integral 
e suas ações previstas no Plano de Ação da SEE e da escola , com periodicidade  bimestral.
Replicabilidade: Sistematizar as práticas inovadoras replicáveis para expansão do modelo de Ensino integral para a rede, com periodicidade anual.

8-RESULTADOS ESPERADOS, METAS E AÇÕES
8.1-RESULTADOS ESPERADOS, METAS  DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL
ESCOLA
Para Ensino Fundamental

PROTAGONISMO JUVENIL
1 – Segundo IDESP- Atingir as metas de:
 3,27 para 2015,
3,37 para 2016,
3,54 para 2017.

2. 100% dos planos de nivelamento desenvolvidos até o final do 1º semestre

3.a. 0% de taxa de abandono por série.
3.b. Índice de frequência dos alunos › 75%.

4. 100% do conteúdo da parte diversificada ministrado.

5.a.100% dos alunos do 6º ao 8º ano com "Projeto de Vida" em elaboração.

6.a.100% dos alunos do  9º ano com "Projeto de Vida" elaborado visando a terminalidade da educação básica.

7.a. 100 % dos  alunos com projeto de vida (sonho) voltado à continuidade dos estudos no ensino médio em suas diversas modalidades.





















FORMAÇÃO CONTINUADA
8.a. 100% dos educadores formados nos modelos pedagógicos e de gestão das escolas do Programa Ensino Integral nas diversas ações e inovações oferecidas pelo Programa.

8.b. 100% dos professores em formação continuada.

8.c. 100% dos Guias de Aprendizagem elaborados, atualizados e disponibilizados para os alunos e familiares.

8.d. 100% dos Plano Individual  de Aprimoramento e Formação (PIAF) elaborados e em execução

8.e. 1. 100% de HTPAs realizadas
8.e.2. 100% de HTPC´s realizadas

8.f. Pelo menos 1 aula de cada disciplina observada mensalmente pelo PCA e/ou PCG



CORRESPONSABILIDADE
9.a. 100% dos alunos envolvidos com seu processo de ensino e aprendizagem.

9.b Ao menos 70% dos pais/responsáveis participando proativamente das atividades previstas no Plano de Ação da escola.

9.c. Ao menos 70%  dos pais/responsáveis acompanhando o desenvolvimento escolar dos filhos quanto ao desenvolvimento do Currículo previsto no Guia de Aprendizagem.



EXCELÊNCIA EM GESTÃO
10.a. 100% do Plano de Ação elaborado 1 mês após o envio Plano de Ação do Programa pela SEE-SP
10. b. 100%  das rotinas das funções da escola definidas até o final do primeiro mês letivo

10. c. 100%  dos programas de ação elaborados até o final do primeiro bimestre.


11.a. 100% das ações previstas no plano de ação da unidade escolar executadas no ano letivo

11.b. 100% das rotinas das funções da escola revisadas no ano letivo
11.c. 100% dos programas de ação dos educadores executados no ano letivo

REPLICABILIDADE
12-100% das culminâncias e práticas inovadoras desenvolvidas e socializadas para a comunidade escolar e demais escolas

Para Ensino Médio





PROTAGONISMO JUVENIL
1.Segundo o IDESP: Atingir as metas de:
 1,75 para 2015,
1,84 para 2016,
1,93 para 2017.

2. 100% dos planos de nivelamento desenvolvidos até o final do 1º semestre

3.a. 0% de taxa de abandono por série.
3.b. Índice de frequência dos alunos › 75%.

4. 100% do conteúdo da parte diversificada ministrado.

5.a. 100% dos alunos da 1ª série com "Projeto de Vida" em elaboração

5.b. 100% dos alunos da 2ª e 3ª séries com "Projeto de Vida" elaborados.

5.c. 100%  de "Projetos de Vida" elaborados e com definição do percurso de ação (2ª e 3ª séries do EM)

6.a. 100% dos alunos da 3ª série do EM inscritos no ENEM.
6.b. 100% dos alunos com Projeto de Vida voltado aos cursos técnicos inscritos em processos seletivos para cursos técnicos.
6.c.  100% dos alunos com projeto de vida voltado ao mundo acadêmico inscritos em  vestibulares para o ensino superior















FORMAÇÃO CONTINUADA

8.a. 100% dos educadores formados nos modelos pedagógico e de gestão das escolas do Programa Ensino Integral nas diversas ações e inovações oferecidas pelo Programa.
8.b. 100% dos professores em formação continuada.
8.c. 100% dos Guias de Aprendizagem elaborados, atualizados e disponibilizados para os alunos e familiares.
8.d. 100% dos Plano Individual  de Aprimoramento e Formação (PIAF) elaborados e em execução
8.e. 1. 100% de HTPAs realizadas
8.e.2. 100% de HTPC´s realizadas
8.f. Pelo menos 1 aula de cada disciplina observada mensalmente pelo PCA e/ou PCG









CORRESPONSABILIDADE
9.a. 100% dos alunos envolvidos com seu processo de ensino e aprendizagem.
9.b Ao menos 70% dos pais/responsáveis participando proativamente das atividades previstas no Plano de Ação da escola.
9.c. Ao menos 70%  dos pais/responsáveis acompanhando o desenvolvimento escolar dos filhos quanto ao desenvolvimento do Currículo previsto no Guia de Aprendizagem





EXCELÊNCIA EM GESTÃO
10.a. 100% do Plano de Ação elaborado 1 mês após o envio Plano de Ação do Programa pela SEE-SP
10. b. 100%  das rotinas das funções da escola definidas até o final do primeiro mês letivo
10. c. 100%  dos programas de ação elaborados até o final do primeiro bimestre.

11.a. 100% de Ações previstas no plano de ação da unidade escolar  executadas no ano letivo
11.b. 100%  das rotinas das funções da escola revisadas no ano letivo
11.c. 100% dos programas de ação dos educadores executados no ano letivo.



REPLICABILIDADE

12-100% das culminâncias e práticas inovadoras desenvolvidas e socializadas para a comunidade escolar e demais escolas

PROFISSIONAL

PROTAGONISMO JUVENIL
1. Planejar, executar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio da verificação das habilidades desenvolvidas.  Para obter um bom desempenho na realização do SARESP e AAP elevando o nível de nossa escola.

2. Desenvolver as habilidades e competências identificadas no acompanhamento por meio de situações didáticas diversificadas, com vistas ao conteúdo curricular proposto para a série.

3. Acompanhar os resultados das avaliações contínuas dos alunos, realizando comparativos das evoluções bimestrais dos educandos – Conselho Classe e Série.

4. Trabalhar as habilidades e competências não atingidas nas avaliações de larga escala e as habilidades da AAP no nivelamento individual e em grupo.

5. Fazer chamada periodicamente, colaborando sempre com a primeira chamada do dia (tendo assim um controle pelos agentes escolar) e sempre que necessário avisar o PCA em ATPC e quando  necessário, comunicar a Equipe Gestora os casos mais graves.

6. Acompanhamento do cumprimento do cronograma da disciplina Eletiva.

7. Apoio aos estudantes nas aulas da BNC, na Disciplina Eletiva e Tutoria no desenvolvimento da elaboração e consecução do Projeto de Vida visando à continuação dos estudos.

8. Incentivar os alunos que participem das eletivas e clubes juvenis que se aproximem aos seus projetos de vida.

9. Colaborar na Disciplina Eletiva “Diga X”, auxiliando ma compreensão e diferenciação dos elementos naturais e sociais (motivos e consequências das construções humanas)  – Professora Luciana Garcia.

10. Colaborar na Disciplina Eletiva “ConstruEPA”, analisando as características físicas da escola.

11. Conversar e orientar os alunos no momento de tutoria ou em outros espaços da escola sobre a importância do ENEM (Ensino Médio).

12. Orientar os alunos no momento de tutoria ou em outros espaços da escola que tem seu projeto de vida voltado para cursos técnicos (Ensino Médio).

13. Trabalhar com questões do ENEM e de vestibulares quando possível em substituição. 

14. Reforçar a continuidade do projeto de Vida dos alunos, para que continuem os estudos, apoiar durante a tutoria incentivando em avançar nos estudos, e que possam superando suas dificuldades cotidiana com sucesso.
 15. Realização de projeto, Disciplina Eletiva “O Mundo Sobre Rodas” elaborado com vistas a garantir o interesse e participação dos alunos com continuidade no seus estudos voltado com o projeto de vida.

16. Buscar conhecer os alunos em sua individualidade (Projeto de Vida, interesses, dificuldades e potencialidades).

17. Promover um ambiente de respeito às diferenças individuais dos alunos e dos profissionais da escola (por exemplo: diferenças de personalidade, gênero, orientação sexual, racial, socioeconômicas, religiosa).


18. Promover práticas que potencializem a realização dos Projetos de Vida dos alunos, como, por exemplo, a Disciplina Eletiva.


19. Mostra-se aberto a ouvir e apoia os alunos em seu processo de formação pessoal, acadêmica e profissional (por exemplo: dúvidas da disciplina, aspectos pessoais, Projeto de Vida).


20. Atuar como modelo a ser seguido pelos alunos e profissionais da escola.

21 – Colaborar com a Disciplina Eletiva – Como será o amanhã? – questões ambientais.

FORMAÇÃO CONTINUADA

1. Gerenciar minha própria formação tecnológica em horários de estudos de acordo com suas necessidades pedagógicas, como, por exemplo, utilização de vídeos, sites, projetores, notebooks, entre outros.

·         2. Aprofundar minha formação através de leituras de livros, revistas científicas, sites oficiais e vídeos.
·          
·         3. Estar disponível para participação em reuniões pedagógicas na Unidade Escolar, na Diretoria de Ensino e/ou EFA.
·          
4. Desenvolver e divulgar os Guias de Aprendizagem e demais ações previstas na Agenda da Escola nas reuniões bimestrais e no site da escola para comunidade escolar.

5. Elaborar o Plano Individual de Aprimoramento e Formação e também revisitar constante do mesmo, dessa forma, observando e analisando a sua execução.

6. Participação com ideias, soluções e devolutivas em reuniões pedagógicas e HTPC – Geral;

7. Participação com ideias, soluções e devolutivas em reuniões pedagógicas e HTPCA – Área;

8. Acordar com os gestores o momento mensal de acompanhamento de aulas que eu ministro.

9. Demonstrar domínio do currículo em sua disciplina.

10. Conhecer os princípios do Currículo do Estado de São Paulo e sua relação com o modelo do Programa Ensino Integral.

11. Dominar o uso dos instrumentos de apoio ao ensino e gestão de suas atividades (computadores, lousa digital/projetor interativo netbooks, planilhas, documentos digitais etc)

12. Utilizar práticas de ensino-aprendizagem que facilitam a aprendizagem pelo aluno (apresentar o conhecimento com clareza).


14. Realizar avaliação coerentes com o que foi trabalhado nas aulas (provas, trabalhos, nível de exigência na correção).


15. Relacionar os conceitos da disciplina à realidade prática (contexto do aluno, Projeto de Vida etc).


16. Explorar as disciplinas da Parte Diversificada como forma de aprofundar o entendimento dos conceitos do currículo.

17. Relacionar o conteúdo de sua disciplina com o de outras disciplinas da Base Nacional Comum.


18. Buscae proativamente aprendizados adicionais para sua prática (HTPC, leituras, palestras, feiras e outros meios).

19. Busca devolutiva da sua atuação com os alunos, professores, coordenadores e gestores para se desenvolver (conversas dentro e fora da sala de aula, análisar críticamente os resultados das avaliações aplicadas em minha disciplina).

20. Colocar em prática os aprendizados adquiridos nas formações de HTPCs, Cursos ou Orientações Técinicas..



CORRESPOSABILIDADE

1. Propor a qualidade da oferta do ensino-aprendizagem ao aluno, por meio do compromisso, na perspectiva da execução de seu Plano de Desenvolvimento.

2. Divulgar em sites, redes sociais, jornais e outros meios a comunidade escolar as boas práticas existentes na Unidade Escolar, como, por exemplo, a Disciplina Eletiva, dessa forma, visando o maior envolvimento dos responsáveis dos educandos nas atividades previstas no Plano de Ação da escola.

3. Apresentar, divulgar e explicar em reuniões de pais e mestres a importância dos guias de aprendizagem.


4. Mostra-se próximo e constrói vínculo positivo com os alunos e profissionais da escola estando disponível dentro e fora da sala de aula.

5. Ser capaz de ouvir e valorizar outras pessoas.

6. Colaborar com os outros profissionais da escola no dia a dia (apoiar e oferecer ajuda).

7. Orientar pais e/ou responsáveis sobre o desempenho escolar dos alunos. Incentivando sua participação como corresponsáveis.

8. Apoiar o trabalho e formação dos demais profissionais da escola tendo em vista melhorar os resultados conjuntos (HTPC, conversas individuais etc).

9. Adesão à turma de Nivelamento – turma adequada – Ensino Fundamental (dessa forma, colaborando com o trabalho dos demais professores) – em rodízio – 1º Semestre.



EXCELÊNCIA EM GESTÃO

1. Discussão coletiva na elaboração do Plano de Ação da escola.

2. Entregar documentos solicitados dentro do prazo estabelecido, como agendas semanais, Guias de aprendizagem, Programa de Ação dentre outros.

3. Produção do Programa de Ação na data prevista, posteriormente constante monitoramento, revisão e correção dos itens.

4. Revisar os pontos que merece atenção e os avanços, como, por exemplo, Programa de Ação, Currículo, Disciplina Eletiva (PDCA).


5.Elaborar o planejamento de minhas ações de forma a contribuir para o alcance das metas do Plano de Ação da escola (identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos e usar os instrumentos necessários: Programa de Ação, Guias de Aprendizagem e Planos de Aula).
6. Executar as ações planejadas no seu Programa de Ação.


7. Revisar minha prática docente, sempre que necessário, para atingir melhores resultados de aprendizagem.




REPLICABILIDADE

1. Divulgar em reuniões de pais, professores, capacitações, redes sociais, jornais locais as boas praticas, como, por exemplo, Disciplina Eletiva “O Mundo Sobre Rodas”, realizadas na Unidade Escolar.


2. Possuir visão crítica, sendo capaz de identificar avanços e pontos de melhoria.


3. Ponderar minhas colocações tendo em vista o contexto (avaliar o que é viável ou não dentro da realidade dos alunos e da escola, levar em consideração o momento mais adequado).


4. Disposição para testar novas práticas e atividades de modo a desenvolver o aluno (organização da sala de aula, forma de avaliação, novas estratégias de ensino como debates, grupos colaborativos).


5. Documenta as boas práticas adotadas, possibilitando o seu compartilhamento (experiências e ferramentas).


6. Compartilhar as boas práticas adotadas por ele e outros professores junto a outros profissionais da escola (novas estratégias de ensino, ações de melhoria de aprendizagem, ações de apoio ao nivelamento etc).


7. Difundir positivamente o Programa Ensino Integral, para rede e para a comunidade.


8.2 AÇÕES E PRAZOS PARA OS FOCOS DA ESCOLA

PROTAGONISMO JUVENIL
Oferecer  oportunidades para  o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano, com periodicidade anual.




CORRESPONSABILIDADE
Adesão da comunidade escolar - equipe escolar, alunos e instituições parceiras ao Ensino Integral e suas ações previstas nos Planos de Ação da SEE  e das escolas, com periodicidade bimestral.







REPLICABILIDADE
Sistematizar as práticas inovadoras replicáveis para a expansão do modelo do Ensino Integral para a rede, com periodicidade anual.

8.3 AÇÕES E PRAZOS PARA OS FOCOS – Funções e Disciplinas

PROTAGONISMO
Incentivar o aluno a uma postura participativa, dando lhe espaço para manifestação do seu conhecimento, apoiando as práticas e vivências em aula de protagonismo Juvenil na escola semanalmente;


CORRESPONSABILIDADE
Contribuir da melhor forma com o trabalho dos demais docentes, como, por exemplo, sugerindo ideias, ofertando auxilio, contribuição na hora de estudos quinzenalmente, entre outras necessárias,
Auxiliar os professores das demais disciplinas da parte diversificada sempre que o tema ou metodologia estiver relacionado com a minha área de atuação bimestralmente;
Buscar mediar no campo de minha atuação os conflitos ocorrentes entre os indivíduos que compõem a comunidade escolar diariamente;
Buscar mediar os conflitos escolares existentes, em relação aos meus alunos tutorados, através de tutorias quinzenalmente.

REPLICABILIDADE
Documentar sempre as boas práticas adotadas, possibilitando o seu compartilhamento com alunos, pais, professores, gestores e comunidade em geral através de painéis com atividades dos alunos, publicação no site da escola.
Difundir e compartilhar as boas práticas na aulas do currículo da base comum e da parte diversificada quinzenalmente nos ATPCas.


8.4 AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO E MONITORAMENTO DE RESULTADOS

ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL
1. Melhoria dos resultados das avaliações externas
2.  Melhoria dos resultados das avaliações internas
3. Aumento do índice de frequência
4 Estudantes com Projetos de Vida em elaboração.
5.Estudantes com Projetos de Vida elaborados
6. Todos os estudantes dando continuidade na sua formação com vistas à terminalidade da educação básica.

FORMAÇÃO CONTINUADA
7. Educadores qualificados atuando de maneira efetiva na sua prática pedagógica e de gestão.

CORRESPONSABILIDADE
8. 1. Apoio e acompanhamento da vida escolar dos estudantes pelas famílias/responsáveis.
8.2. Participação plena da equipe escolar nas ações propostas no Plano de Ação da escola e nos colegiados de representação previstos na escola.
8.3.Participação plena dos alunos nas ações propostas no Plano de Ação da escola
8.4. Participação das instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação da escola

EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9. Plena apropriação do Modelo de Gestão das Escolas do Programa Ensino Integral
10. Plano de Ação da escola em implementação durante o ano letivo.
11. Plano de ação da escola executado ao final do ano letivo.

REPLICABILIDADE
12. 1Socialização das práticas inovadoras replicáveis.
12.2 Orientação e apoio à outras escolas.
12.3 Incorporação das práticas replicadas.



ENSINO MÉDIO

PROTAGONISMO JUVENIL
1-Melhoria dos resultados das avaliações externas
2.  Melhoria dos resultados das avaliações internas
3.Melhoria nas taxas de rendimento
4-Aumento do índices de frequência
5-Estudantes com Projetos de Vida Elaborados
6-Maioria dos estudantes dando continuidade na sua formação acadêmica com vistas ao desenvolvimento do seu Projeto de Vida

FORMAÇÃO CONTINUADA
7. Educadores qualificados atuando de maneira efetiva na sua prática pedagógica e de gestão.

CORRESPONSABILIDADE
8.1. Apoio e acompanhamento da vida escolar dos estudantes pelas famílias/responsáveis.
8.2. Participação plena da equipe escolar nas ações propostas no Plano de Ação da escola e nos colegiados de representação previstos na escola.
8.3.Participação plena dos alunos nas ações propostas no Plano de Ação da escola
8.4. Participação das instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação da escola

EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9.1. Plena apropriação do Modelo de Gestão das Escola do Programa Ensino Integral
9.2Plano de Ação da escola em implementação
10- Plano de Ação da escola executado ao final do ano
11. Plano de ação da escola executado ao final do ano letivo.



REPLICABILIDADE
12.1-Socialização das práticas inovadoras replicáveis.
12.2 Orientação e apoio à outras escolas
12.3 Incorporação das práticas replicadas

8.5-AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO E MONITORAMENTO DE RESULTADOS

ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL
1. Desenvolver 100% das Habilidades referentes ao currículo trabalhadas por ano e série – Bimestralmente.
2. Desenvolver 100% das Habilidades referentes à Avaliação de Aprendizagem em Processo trabalhada nas aulas de Nivelamento – Mensalmente.
3. Realizar 100% das aulas ministradas com ênfase na aprendizagem individual - Diariamente
4. Atuar com 100% de incentivo aos alunos para a elaboração de seus projetos de vida – Diariamente.
5. Trabalhar para que 100% dos alunos ao final do Ensino Médio com os projetos de vida elaborados – Anual.
6. Trabalhar para que 100% dos alunos do Ensino Fundamental dando continuidade aos seus estudos no Ensino Médio – Anual.


FORMAÇÃO CONTINUADA
7. Participação de formações, estudos, para a melhoria de minha prática pedagógica.

CORRESPONSABILIDADE
8.1. Monitorar que ao menos 70% dos pais e/ou responsáveis participando da vida escolar de seus filhos – Em reuniões Bimestrais e Mensalmente.
8.2. Trabalhar para que 100% das ações do Plano de Ação sejam realizadas por toda equipe escolar – Anualmente.
8.3 – Trabalhar para que 100% das ações do plano de ação da escola seja realizada com a participação plena dos alunos – Anualmente.
8.4 – Propiciar 100% da participação de instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação da escola. - Anualmente.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9. Desenvolver 100% de apropriação do Modelo de Gestão do Programa de Ensino Integral – Anualmente.
10. Desenvolver 100% do plano de ação da escola implementado durante o ano letivo – Anualmente.
11. Desenvolver 100% do plano de ação executado ao final do ano letivo – Anualmente.

REPLICABILIDADE
12.1 – Socializar 100% das práticas inovadoras socializadas nas HTPCS, HTPCAS, Culminâncias e outras atividades durante o ano letivo – Semanalmente.
12.2 – Atuar com 100% de apoio quando necessário a outras escolas replicando sempre as boas práticas – Mensalmente.

ENSINO MÉDIO
PROTAGONISMO JUVENIL
1. Desenvolver 100% das Habilidades referentes ao currículo trabalhadas por ano e série – Bimestralmente.
2.  Desenvolver 100% das Habilidades referentes à Avaliação de Aprendizagem em Processo trabalhada nas aulas de Nivelamento – Mensalmente.
3. Atuar para que 100% das aulas ministradas estejam com ênfase na aprendizagem individual - Diariamente
4. Atuar com 100% de incentivo aos alunos para a elaboração de seus projetos de vida – Diariamente.
5. Atuar para que 100% dos alunos ao final do Ensino Médio estejam com seus projetos de vida elaborados – Anual.
6. Orientar para que 100% dos alunos do Ensino Médio dêem  continuidade a sua formação acadêmica com desenvolvimento de seus Projetos de Vida - Anual.


FORMAÇÃO CONTINUADA
7. Participação de formações, estudos, para a melhoria de minha prática pedagógica.

CORRESPONSABILIDADE
8.1. Monitorar para que ao menos 70% dos pais e/ou responsáveis participando da vida escolar de seus filhos – Em reuniões Bimestrais e Mensalmente.
8.2. Trabalhar para que 100% das ações do Plano de Ação realizadas por toda equipe escolar – Anualmente.
8.3 – Trabalhar para que 100% das ações do plano de ação da escola com a participação plena dos alunos – Anualmente.
8.4 – Propiciar 100% da participação de instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação da escola. - Anualmente.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9. Desenvolver 100% da apropriação do Modelo de Gestão do Programa de Ensino Integral – Anualmente.
10. Desenvolver 100% do plano de ação da escola implementado durante o ano letivo – Anualmente.
11. Desenvolver 100% do plano de ação executado ao final do ano letivo – Anualmente.

REPLICABILIDADE
12.1 – Socializar 100% das práticas inovadoras socializadas nas HTPCS, HTPCAS, Culminâncias e outras atividades durante o ano letivo – Semanalmente/ Mensalmente/ Bimestralmente/ Semestralmente e Anualmente.
12.2 –Atuar com 100% de apoio quando necessário a outras escolas replicando sempre as boas práticas – Mensalmente.






















DITETOR DE ESCOLA:
Maria Emilia Pivovar
SUPERVISOR DE ENSINO:
Rosa Maria de Lima Medaglia
DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO
Vera
DATA DA ELABORAÇÃO: 09/04/2015
DATA DA REVISÃO
Anotar todas as datas em que foram  feitas revisões no Plano de Ação


4 comentários:

  1. Boa tarde, professor!
    Você pode me tirar uma dúvida? O professor coordenador gerasl monitora o seu programa de ação?

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  2. Meu amigo, você tem como mandar esse plano de ação para meu email?

    E-mail: joaosalespb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá rapaz, você tem como me enviar esse plano de ação para meu email?

    E-mail: joscarlos.secedu@gmail.com

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