quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Guias de Aprendizagem - 1° Bimestre - Escola de Ensino Integral

Guia de Aprendizagem- 9º Ano E.M.
 Professor: Thiago Alves
Disciplina: Geografia
Bimestre: 1º
Justificativa:
·         Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
·         A globalização não é um processo de simples analise de um ou dois fatores, é algo muito complexo e dinâmico, pois envolve uma série de fatores, como, por exemplo, padronização de consumo, multinacionais, tecnologias, difusão de cultura, propagandas – moda, entre outros; dessa forma, o nosso educando deve ser apropriar o máximo possível dos fatores que envolvem a globalização, assim, terão a possibilidade de aguçar o senso crítico individual e perceber de fato as intencionalidades de países, grandes corporações, política, econômica e interesses individuais.
Objetivos Instrucionais Gerais:
  • Compreender a dinâmica do processo de povoamento do continente latino-americano (Retomada 2014).
  • Compreender o espaço geográfico mundial do ponto de vista dos aspectos políticos e sociais.
  • Perceber como a globalização modificou a estrutura populacional; entender os conceitos demográficos fundamentais juntamente com a distribuição e o crescimento da população mundial.
  • Analisar a atual ideologia das multinacionais;
  • Compreender as características da globalização – diferenças regionais;
·         Analisar as modificações que surgiram no espaço de produção e de circulação mundial, analisando a interferência dos novos fluxos de informações nas comunicações, no comércio, na estrutura produtiva, na vida econômica e nas relações sócio-políticas mundiais.
Conteúdos:
1.    Correntes de povoamento – América Latina (retomada 2014)
2.    Relações entre espaço geográfico e globalização;
3.    Diferenças regionais na era da globalização;
4.    As possibilidades de regionalização no mundo contemporâneo;
5.    Os principais blocos econômicos supranacionais.

Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
Objetivos Específicos:
·         Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais entre as correntes de povoamento sul-americano (Retomada 2014).
·         Analisar a multiplicação das relações sociais de todos os tipos na escala global.
·         Identificar elementos da globalização por meio de seu efeito na economia, no cotidiano dos indivíduos e na produção das diversidades e desigualdades regionais, decorrentes da tendência de homogeneização desencadeada por esse processo.
·         Realizar comparativo sobre os principais blocos econômicos supranacionais, para compreender as consequências de seu funcionamento na escala regional e mundial, assim como dos impactos sobre os países-membros.
Temas Transversais:
Ética, Meio Ambiente, Gênero e diversidade étnico-cultural, Trabalho e cidadania, Cultura e valores éticos,
Atividades Prévias:
·         Trabalhando mapas, produção de textos de jornais e revistas;
·         Roda de discussão sobre a globalização o seus efeitos no nosso dia;
·         Fazer comparação entre diferentes regiões do planeta.
·         Comentários sobre a expansão cultural dos EUA através desse processo – globalização;
·         Listar e analisar as principais corporações multinacionais do planeta
·         Atividades avaliatórias para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Atividades Autodidáticas:

·         Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de textos relacionados com a globalização;
·         Trabalho, interpretação de mapas, gráficos e imagens;
·         Exercícios no caderno do aluno;
·         Leitura e fichamento dos textos que abordam a dinâmica complexa da globalização;
Atividades Didático-cooperativas:
·         Discussões em grupo e debates;
·         Seminários;
·         Leitura e análise de mapas;
·         Gráficos, tabelas e imagens;
·         Pesquisa em sala de aula.

Atividades Complementares:
·         Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
·         Produção e reescrita de textos;


Valores:
  • Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
  • Valorização dos educadores;
  • Gestão Escolar democrática e responsável;
  • Espírito de equipe e cooperação;
  • Mobilizar, engajar e responsabilizar a rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem: espírito público e cidadania;
  • Escola como centro irradiador da inovação.

PREMISSAS

  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.

Avaliação Processos:
·         Trabalho em grupo;
·         Debate;
·         Avaliação individual;
·         Autoavaliação;
·         Prova.
·         Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.
Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor = referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentação do espaço. São Paulo: Contexto, 1988.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno= referências

MAGNOLI, Demétrio. União Europeia: história e geopolítica. São Paulo: Moderna, 2003.
Globalização: Estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2003.
M ARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade tecnológica. São Paulo: Scipione, 2001.
Fórum Social Mundial 2013. Disponível em: <http://www.fsm2013.org>.
Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre. Disponível em: <http://www.fsmpoa.com.br>.
Organização das Nações Unidas no Brasil.Disponível em: <http://www.onu.org.br>.
Organização das Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <http://www.onu.org.br>.





Guia de Aprendizagem- 7ª Série/8º ano
 Professor: Thiago Alves
Disciplina: Geografia
Bimestre: 1º
Justificativa:
·         Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
·         A própria ideia de mundo mudou ao longo dos séculos, de acordo com as características sociais e políticas de cada sociedade e do acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos então produzidos. Para muitos alunos, é difícil imaginar como os antigos representavam o planeta Terra. Então, um primeiro passo é relacionar as formas de representação da Terra com a cosmovisão de determinados contextos históricos.
·         A Revolução Industrial representou a substituição do uso da energia humana ou animal pelo emprego da energia mecânica nos processos de produção de artefatos. A combustão do carvão mineral e a máquina a vapor expandiram a capacidade produtiva humana e inauguraram a era industrial. As ferrovias e os navios a vapor promoveram uma revolução nos meios de transporte, desencadeando um crescimento inédito do comércio internacional.
·         Discutir questões ligadas ao modo como cada pessoa, hoje em dia, se relaciona e se insere em um novo padrão de globalização baseado no meio técnico-científico-informacional que se desenvolveu a partir da década de 1970.
·         Esta etapa tem como foco os efeitos da globalização e da integração dos mercados mundiais em um país africano, por meio de um documentário que mostra os efeitos do ingresso das roupas de segunda mão sobre a indústria têxtil.


Objetivos Instrucionais Gerais:
·         Compreender a dinâmica dos movimentos agrários brasileiros (retomada 2014);
·         Compreender a produção do espaço mundial como um processo econômico e político na escala da longa duração.
·         Compreender a dinâmica e as transformações ocorridas na sociedade a partir da Revolução Industrial.
·         Relacionar as mudanças ocorridas a partir da Revolução Industrial ao ciclo de inovações que envolveu outros campos, assentados sobre a aplicação da ciência às tecnologias de produção. É o que ocorre com a química fina (área de pesquisa e fabricação de novos medicamentos), com a biotecnologia e suas aplicações na medicina e na agricultura, com a robótica e com a automação industrial, que tem se intensificado.
·         Analisar e interpretar o processo da globalização associada as diferenças socioeconômicas dos países.



Conteúdos:
·         Perspectiva do espaço agrário brasileiro (7º Ano – 2014)
·         O MEIO NATURAL: O CONTEXTO DO SENHOR DOS VENTOS
·         O MEIO TÉCNICO: A FORÇA DAS MÁQUINAS NA PRODUÇÃO E NA CIRCULAÇÃO
·         O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL
·         ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Datas: Início e término do bimestre
Início: 04/02/2015
Término: 10/04/2015
Objetivos Específicos:
  • Identificar e discutir as transformações que ocorreram nas formas de uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da história brasileira (Retomada 2014).
·         Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos; identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos etc.
·         Compreender o processo histórico de ocupação dos territórios; interpretar a formação e organização do espaço geográfico, considerando diferentes escalas.
·         Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos; caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
·         Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem socioeconômica; interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.

Temas Transversais:

Atividades Prévias:
·         Conhecimento cartográfico prévio – localização.
·         Capacidade de análise de imagens.
·         Conhecimento sobre as ferramentas que envolvem a internet – ciberespaços.
·         Capacidade de analisar as diferenças socioeconômicas existentes no mundo.

Atividades Autodidáticas: análise de fragmento de textos, conclusão de questões objetivas a partir de temas apresentados; exercícios de fixação de aprendizagem; leitura compartilhada de textos complementares.

Atividades Didático-cooperativas: atividades que podem ser feitas em nivelamento; atividades em grupo.
Atividades Complementares:.
·         Trabalhando mapas, produção de textos de jornais e revistas;
·         Roda de discussão sobre as diferentes técnicas de produção de mapas;
·         Fazer comparação entre diferentes mapas antigos e recentes.
·         Comentários sobre a evolução dos meios de transportes após o inicio da Revolução Industrial;
·         Atividades avaliatórias para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Valores:
  • Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
  • Valorização dos educadores;
  • Gestão Escolar democrática e responsável;
  • Espírito de equipe e cooperação;
  • Mobilizar, engajar e responsabilizar a rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem: espírito público e cidadania;
  • Escola como centro irradiador da inovação.
PREMISSAS
  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.

Avaliação:
Seminários, trabalhos em grupo, debates, atividades contínuas, avaliação, trabalhos (normas ABNT). 
Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor = referências

BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Annablume, 2002.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: ONU/FGV, 1987.

MAGNOLI, Demétrio. Globalização: Estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2004.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008.

TAIOLI, Fabio; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; FAIRCHILD, Thomas Rich; TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Ibep/Companhia Editora Nacional, 2009.

Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno= referências

BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Annablume, 2002.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: ONU/FGV, 1987.

TAIOLI, Fabio; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; FAIRCHILD, Thomas Rich; TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Ibep/Companhia Editora Nacional, 2009.



Guia de Aprendizagem- 3º Ano E.M.
 Professor: Thiago Alves
Disciplina: Geografia
Bimestre: 1º
Justificativa:
·         Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
·         Nesse momento será desenvolvido com os educandos algumas temáticas, como, regionalização que significa dividir o espaço terrestre ou parcelas dele (tanto o espaço mundial como um país, estado, cidade etc.) em regiões ou partes que devem possuir características comuns e que podem, portanto, ser identificadas; As regiões da ONU, por sua vez, trabalha-se com as regionalizações procedentes de critérios utilizados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Objetivos Instrucionais Gerais:
·         Analisar as diferenças socioeconômicas da população brasileira (Retomada 2014);
·         Compreender a dinâmica da Deriva Continental e a formação dos relevos (Retomada 2014).
·         Diferenciar critérios de regionalização, como, variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riquezas, culturas etc.), o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou grupos de países.
·         Compreensão das principais formas de divisão e agrupamento dos países do mundo com base na mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento ou, em outras palavras, destinadas a retratar e analisar a difusão da pobreza.
·         Analisar a divisão entre países do “Norte” (ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (pobres, em desenvolvimento), procurando demonstrar seu significado político e econômico.
·         Compreender as relações existentes entre a nova regionalização em curso do espaço geográfico mundial (multipolarização) e a reordenação ocorrida na economia-mundo, principalmente a partir do início da década de 1990, em grande parte relacionadas ao fim da bipolaridade geopolítica da velha ordem da Guerra Fria (1947-1991).
Conteúdos:
1.    A segregação socioespacial e a exclusão social (retomada 2014);
2.    A tectônica de placas e o relevo brasileiro (retomada 2014);
3.    As formas de relevo brasileiro e as funções das classificações (retomada 2014);
4.    Regionalização do espaço mundial;
5.    As regiões da ONU;
6.    Conflito Norte e Sul;
7.    Globalização e regionalização econômica.

Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
Objetivos Específicos:
·         Trabalhar no interior das transformações que o ensino da Geografia física vem sofrendo.
·         Discutir as forças que atuam na constituição do relevo brasileiro.
·         Estabelecer a diferenciação entre critérios de regionalização, através da leitura e produção de textos contínuos (narrativas, textos expositivos e descritivos) e descontínuos (leitura e interpretação de mapas);
·         Ler e interpretar mapas para extrair informações que lhes permitam identificar singularidades e distinções acerca da regionalização do espaço mundial;
·         Ler e interpretar mapa sobre as emissões de CO2 no mundo;
·         Produção de textos sobre as migrações internacionais refletindo sobre a situação dos imigrantes na Europa.
·         Extrair informações implícitas e/ou explícitas de textos de diversas naturezas;

Temas Transversais:
Ética, Meio Ambiente, Gênero e diversidade étnico-cultural, Trabalho e cidadania, Cultura e valores éticos,
Atividades Prévias:
·         Trabalhando mapas, produção de textos de jornais e revistas;
·         Roda de discussão sobre as possibilidades de regionalização;
·         Fazer comparação entre diferentes regiões do planeta.
·         Comentários sobre as diferenças regionais estabelecidas pela ONU.
·         Listar e analisar as principais diferenças da regionalização Norte e Sul.
·         Atividades avaliatórias para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Atividades Autodidáticas:

·         Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de textos relacionados com a regionalização;
·         Trabalho, interpretação de mapas, gráficos e imagens;
·         Exercícios no caderno do aluno;
·         Leitura e fichamento dos textos que abordam a dinâmica complexa da regionalização e as diferenças regionais-socioeconômicas;
Atividades Didático-cooperativas:
·         Discussões em grupo e debates;
·         Seminários;
·         Leitura e análise de mapas;
·         Gráficos, tabelas e imagens;
·         Pesquisa em sala de aula.

Atividades Complementares:
·         Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
·         Produção e reescrita de textos;


Valores:
  • Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
  • Valorização dos educadores;
  • Gestão Escolar democrática e responsável;
  • Espírito de equipe e cooperação;
  • Mobilizar, engajar e responsabilizar a rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem: espírito público e cidadania;
  • Escola como centro irradiador da inovação.
PREMISSAS
  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.

Avaliação Processos:
·         Trabalho em grupo;
·         Debate;
·         Avaliação individual;
·         Autoavaliação;
·         Prova.
·         Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.
Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor = referências

BENKO, G. Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996.
CHOSSUDOVSKY, M. A globalização da pobreza. São Paulo: Moderna, 1999.
HAESBAERT, R. (Org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: EDUFF, 1998.

Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno= referências

HAESBAERT, R. Blocos internacionais de poder. São Paulo: Contexto, 1993. (Coleção Repensando a Geografia).
MAGNOLI, D. O novo mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 1994.
OLIC, Nelson Bacic; CANEPA, Beatriz. Geopolítica da América Latina. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Polêmica).




Guia de Aprendizagem- 2º ano E.M.
 Professor: Thiago Alves
Disciplina: Geografia
Bimestre: 1º
Justificativa:
·         Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
·         Nesse bimestre será abordado com os educandos o processo dinâmico da formação do território brasileiro, esse processo ocorreu através de conflitos, acordos e compras; será desenvolvido também uma analise, compreensão e reflexão dos ciclos econômicos que ocorreram no Brasil – o porquê de determinadas culturas, o que seria produzido, qual era o destino da produção, quem estava lucrando com esse processo, as sequelas ou consequências desses eventos que existem até hoje nesse campo (agrícola, extrativista, interesses pessoais/grandes produtores, capitalismo, entre outros).
Objetivos Instrucionais Gerais:
·         Analisar e compreender os principais fatos causadores da degradação ambiental - associando o desenvolvimento socioeconômico dos países (retomada 2014).
·         Conhecer e saber usar os conceitos chaves para o entendimento da Geografia, como espaço, território, paisagem, lugar, região, tanto em suas relações como seus processos de formação.

Conteúdos:
1.    As variações de escala geográfica dos impactos ambientais (retomada 2014);
2.    A defesa de pontos sensíveis do meio ambiente: os tratados sobre o clima e a biodiversidade (retomada 2014);
3.    A gênese geoeconômica do território brasileiro;
4.    A gênese das fronteiras brasileiras;
5.    Território Brasileiro: do “arquipélago” ao “continente”;
6.    O Brasil e a economia global: mercados internacionais.

Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
Objetivos Específicos:
·         Identificar e interpretar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade (Retomada 2014).
·         Discutir ações representativas das relações entre sociedade e ambiente (Retomada 2014).
·         Propor formas de atuação para conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável (Retomada 2014).
·         Identificar dados, representações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil;
·         Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e / ou o estabelecimento das fronteiras nacionais;
·         Estabelecer diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais;
·         Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.

Temas Transversais:
·         Ética;
·         Meio Ambiente;
·         Gênero e diversidade étnico-cultural;
·         Trabalho;
·         Cidadania;
·         Cultura e valores étnicos.
Atividades Prévias:
·         Leitura e análise de projeção;
·         Análise da imagem de um satélite: o mundo à noite;
·         Trabalhando o conjunto de mapas e as localidades do período da economia colonial;
·         Socialização sobre as cidades costeiras e os recôncavos da Baía de Todos os Santos e da Guanabara;
·         Construir um quadro-síntese acerca dos principais conceitos-chave estudados;
·         Comentário sobre as fronteiras do Brasil e o Tratado do Rio de Janeiro;
·         Atividades para sanar as dificuldades e despertar interesse pelo assunto;
·         Dinâmica de leitura sobre a economia global e os mercados internacionais;
·         Atividade avaliatória para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Atividades Autodidáticas:
Ø  Leitura de textos:
Ø  Barão do Rio Branco
Ø  Entenda a rodada de Doha;
·         Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de texto;
·         Trabalho e interpretação de mapas, gráficos e imagens;
·         Leitura e fichamento dos textos que abordam a construção de Brasília durante o governo de JK (1956 a 1961); Tratados de Madri(1750).
Atividades Didático-cooperativas:
·         Discussões em grupo;
·         Debates e seminários;
·         Leitura e análise de mapas;
·         Pesquisa em sala de aula.
Atividades Complementares:.
·         Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
·         Produção e reescrita de textos;
·         Sites:
·         www.museudoindio.org.br
·         www.bibivirt.usp.br
·         www.revistaescola.abril.com.br

Valores:
  • Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
  • Valorização dos educadores;
  • Gestão Escolar democrática e responsável;
  • Espírito de equipe e cooperação;
  • Mobilizar, engajar e responsabilizar a rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem: espírito público e cidadania;
  • Escola como centro irradiador da inovação.
PREMISSAS
  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.

Avaliação Processos:
·         Trabalho em grupo;
·         Debate;
·         Avaliação individual;
·         Autoavaliação;
·         Prova.
·         Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.  
Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor =

GEIGER, Pedro Pinchas. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Descobrindo o Brasil).
RATTNER, Henrique. Mercosul e Alca: o futuro incerto dos países sul-americanos. São Paulo: Edusp, 2002.
Sites:
Agência Brasil. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br
Brasil – Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: www.itamaraty.gov.br
Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno=

FARIA, Sheila de Castro. A colônia brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004. (Polêmica).
RICUPERO. Rubens. A ALCA. São Paulo: Publifolha, 2003.
Sites:
Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica (do século XVI ao XVIII). Disponível em: http://consorcio.bn.br.
OMC. Disponível em: http://www.wto.org


Guia de Aprendizagem- 2º ano E.M.
 Professor: Thiago Alves
Disciplina: Geografia
Bimestre: 1º
Justificativa:
·         Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
·         Nesse bimestre será abordado com os educandos o processo dinâmico da formação do território brasileiro, esse processo ocorreu através de conflitos, acordos e compras; será desenvolvido também uma analise, compreensão e reflexão dos ciclos econômicos que ocorreram no Brasil – o porquê de determinadas culturas, o que seria produzido, qual era o destino da produção, quem estava lucrando com esse processo, as sequelas ou consequências desses eventos que existem até hoje nesse campo (agrícola, extrativista, interesses pessoais/grandes produtores, capitalismo, entre outros).
Objetivos Instrucionais Gerais:
·         Analisar e compreender os principais fatos causadores da degradação ambiental - associando o desenvolvimento socioeconômico dos países (retomada 2014).
·         Conhecer e saber usar os conceitos chaves para o entendimento da Geografia, como espaço, território, paisagem, lugar, região, tanto em suas relações como seus processos de formação.

Conteúdos:
1.    As variações de escala geográfica dos impactos ambientais (retomada 2014);
2.    A defesa de pontos sensíveis do meio ambiente: os tratados sobre o clima e a biodiversidade (retomada 2014);
3.    A gênese geoeconômica do território brasileiro;
4.    A gênese das fronteiras brasileiras;
5.    Território Brasileiro: do “arquipélago” ao “continente”;
6.    O Brasil e a economia global: mercados internacionais.

Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
Objetivos Específicos:
·         Identificar e interpretar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade (Retomada 2014).
·         Discutir ações representativas das relações entre sociedade e ambiente (Retomada 2014).
·         Propor formas de atuação para conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável (Retomada 2014).
·         Identificar dados, representações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil;
·         Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e / ou o estabelecimento das fronteiras nacionais;
·         Estabelecer diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais;
·         Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.

Temas Transversais:
·         Ética;
·         Meio Ambiente;
·         Gênero e diversidade étnico-cultural;
·         Trabalho;
·         Cidadania;
·         Cultura e valores étnicos.
Atividades Prévias:
·         Leitura e análise de projeção;
·         Análise da imagem de um satélite: o mundo à noite;
·         Trabalhando o conjunto de mapas e as localidades do período da economia colonial;
·         Socialização sobre as cidades costeiras e os recôncavos da Baía de Todos os Santos e da Guanabara;
·         Construir um quadro-síntese acerca dos principais conceitos-chave estudados;
·         Comentário sobre as fronteiras do Brasil e o Tratado do Rio de Janeiro;
·         Atividades para sanar as dificuldades e despertar interesse pelo assunto;
·         Dinâmica de leitura sobre a economia global e os mercados internacionais;
·         Atividade avaliatória para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Atividades Autodidáticas:
Ø  Leitura de textos:
Ø  Barão do Rio Branco
Ø  Entenda a rodada de Doha;
·         Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de texto;
·         Trabalho e interpretação de mapas, gráficos e imagens;
·         Leitura e fichamento dos textos que abordam a construção de Brasília durante o governo de JK (1956 a 1961); Tratados de Madri(1750).
Atividades Didático-cooperativas:
·         Discussões em grupo;
·         Debates e seminários;
·         Leitura e análise de mapas;
·         Pesquisa em sala de aula.
Atividades Complementares:.
·         Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
·         Produção e reescrita de textos;
·         Sites:
·         www.museudoindio.org.br
·         www.bibivirt.usp.br
·         www.revistaescola.abril.com.br

Valores:
  • Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
  • Valorização dos educadores;
  • Gestão Escolar democrática e responsável;
  • Espírito de equipe e cooperação;
  • Mobilizar, engajar e responsabilizar a rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem: espírito público e cidadania;
  • Escola como centro irradiador da inovação.
PREMISSAS
  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.

Avaliação Processos:
·         Trabalho em grupo;
·         Debate;
·         Avaliação individual;
·         Autoavaliação;
·         Prova.
·         Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.  
Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor =

GEIGER, Pedro Pinchas. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Descobrindo o Brasil).
RATTNER, Henrique. Mercosul e Alca: o futuro incerto dos países sul-americanos. São Paulo: Edusp, 2002.
Sites:
Agência Brasil. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br
Brasil – Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: www.itamaraty.gov.br
Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno=

FARIA, Sheila de Castro. A colônia brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004. (Polêmica).
RICUPERO. Rubens. A ALCA. São Paulo: Publifolha, 2003.
Sites:
Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica (do século XVI ao XVIII). Disponível em: http://consorcio.bn.br.
OMC. Disponível em: http://www.wto.org

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