Disciplina Eletiva – 1º Semestre - 2015
Professor Thiago Alves
Ementa: 
O fordismo
renovou e aperfeiçou o sistema Taylor ao implementar o processo de cadeia que
se torna a base do sistema de trabalho. Por meio da introdução de uma esteira
rolante que percorria toda a linha de montagem, transportando o objeto de
trabalho em suas diferentes fases, as atividades produtivas passaram a ser
distribuídas e executadas em postos fixos. Com isto, além da supressão do tempo
e movimentos necessários para o trabalhador chegar até sua tarefa, a gerência
fordista possibilitou também que o controle do trabalho saísse do âmbito
individual e passasse a ser realizado de forma coletiva.
Este movimento consolida-se e extrapola o interior da produção convertendo-se em uma hegemonia que idealizava um “novo tipo humano”, condizente, social e psicologicamente, à massificação da produção e do consumo.
Esse método consistia em aumentar
a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando
no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do
produto; dessa forma, possibilitou ao ser humano o aumento da área vivência que
antes era em média um raio de 30 quilômetros. 
Então o objetivo dessa disciplina
eletiva é apresentar ao educando a evolução do processo da produção dos
veículos automotores; os impactos que esse processo gerou-estimulou nas
sociedades humanas; analisar a dinâmica atual da globalização em relação a
produção e distribuição mundial das principais empresas automobilísticas.
Disciplinas/ Área do Conhecimento ENVOLVIDAS: 
Ciências Humanas e suas
Tecnologias – Geografia
Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias - Arte
Professores:
Thiago Alves dos Santos e Luciana
Garcia 
Objetivo:
·        
Analisar o processo que intensificou a produção
de veículos automotores, assim, possibilitando o acesso mais fácil para a
maioria da população;
·        
Promover a compreensão do educando, em relação,
ao capitalismo na dinâmica do processo de produção e consumo de veículos;
·        
Analisar as características culturais dos países
que possuem as principais empresas automobilísticas;
·        
Conhecer a história das principais marcas de
veículos;
·        
Compreender a evolução tecnológica que ocorreu
com o passar dos anos no setor automobilístico. 
Habilidade e Competências envolvidas: 
·        
Identificar no espaço geográfico a trama dos
objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações;
·        
Identificar situações representativas do
processo de globalização;
·        
Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar,
região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de
estudo;
·        
Identificar, no funcionamento da sociedade
capitalista, elementos que estimulam e aceleram o processo da globalização;
·        
Analisar as características relativas ao
conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em
diferentes circunstâncias espaços-temporais.
·        
Reconhecer e descrever a importância do papel
das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua
estruturação em redes geográficas;
·        
Analisar o papel dos organismos multilaterais na
regulamentação dos fluxos do comércio mundial; 
Conteúdo:
·        
Filme – sobre o fordismo
·        
Analise sobre as características do Fordismo -
antes e depois;
·        
Pesquisa sobre a acessibilidade econômica dos veículos
automotores;
·        
Analisar o atual processo de produção dos
veículos automores dentro da dinâmica da globalização; 
·        
Analise das características socioeconômicas dos
países detentores das principais marcas de veículos;
·        
 Pesquisa
sobre a história das principais marcas, como, por exemplo, Fiat, Chevrolet,
Audi, Ferrari, VW, Toyota, entre outras.
Cronograma
03\03 - apresentação das ementas para os alunos - eleição
10\03 - Filme - sobre Petróleo e o Fordismo - DATA
SHOW E SOM 
17\03- Visita - Mecânica do lado da escola - observação do motor
24\03 - Socialização da vista - DATA SHOW E SOM
31\03 - Visita a Fasapel ou Cipapel - observação da linha de produção;
07\04 - Socialização da visita - DATA SHOW E
SOM
14\04 - Visita ao mecânico do lado da escola - Observação de vários
componentes do carro;
28\04 - Socialização da visita - DATA SHOW E
SOM
05\05 - Visita a Chevrolet - Observação geral da loja e dos carros
12\05 - Socialização da visita - DATA SHOW E
SOM
19\05 - Visita a Fiat - comparativo geral com a Chevrolet
26\05 - Socialização da visita - DATA SHOW E
SOM
02\06 - Montagem de carro - colagem – Apresentação da técnica de
modelismo realizado pela professora de Artes – Luciana Garcia.
09\06 - Montagem de carro - colagem
16\06 - Montagem de carro - colagem
23\06 - Montagem de carro - materiais recicláveis 
30\06 - Montagem de carro - materiais recicláveis 
07\07 - Culminância 
Metodologia:
Pesquisas, rodas de debate,
atividades práticas, aulas expositivas e seminários.
Recursos Didáticos:
Recursos tecnológicos - data
Show, sala do acessa; Sala de Leitura; Livros didáticos e paradidáticos.
Duração:
1º Semestre 2015
Parcerias 
FASAPEL, Mecânica Sousa,
Chevrolet e Fiat.
Culminância:
Apresentação dos trabalhos
desenvolvidos. 
Avaliação:
Processo contínuo de aprendizagem.
Referências:
Currículo Oficial do Estado de
São Paulo de Geografia. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário