quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Disciplina Eletiva - Ementa - Mundo Sobre Rodas

Disciplina Eletiva – 1º Semestre - 2015
Professor Thiago Alves
Título: O Mundo sobre rodas

Ementa:
O fordismo renovou e aperfeiçou o sistema Taylor ao implementar o processo de cadeia que se torna a base do sistema de trabalho. Por meio da introdução de uma esteira rolante que percorria toda a linha de montagem, transportando o objeto de trabalho em suas diferentes fases, as atividades produtivas passaram a ser distribuídas e executadas em postos fixos. Com isto, além da supressão do tempo e movimentos necessários para o trabalhador chegar até sua tarefa, a gerência fordista possibilitou também que o controle do trabalho saísse do âmbito individual e passasse a ser realizado de forma coletiva.

Este movimento consolida-se e extrapola o interior da produção convertendo-se em uma hegemonia que idealizava um “novo tipo humano”, condizente, social e psicologicamente, à massificação da produção e do consumo.
Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto; dessa forma, possibilitou ao ser humano o aumento da área vivência que antes era em média um raio de 30 quilômetros. 
Então o objetivo dessa disciplina eletiva é apresentar ao educando a evolução do processo da produção dos veículos automotores; os impactos que esse processo gerou-estimulou nas sociedades humanas; analisar a dinâmica atual da globalização em relação a produção e distribuição mundial das principais empresas automobilísticas.

Disciplinas/ Área do Conhecimento ENVOLVIDAS:
Ciências Humanas e suas Tecnologias – Geografia
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Arte

Professores:
Thiago Alves dos Santos e Luciana Garcia

Objetivo:
·         Analisar o processo que intensificou a produção de veículos automotores, assim, possibilitando o acesso mais fácil para a maioria da população;
·         Promover a compreensão do educando, em relação, ao capitalismo na dinâmica do processo de produção e consumo de veículos;
·         Analisar as características culturais dos países que possuem as principais empresas automobilísticas;
·         Conhecer a história das principais marcas de veículos;
·         Compreender a evolução tecnológica que ocorreu com o passar dos anos no setor automobilístico.

Habilidade e Competências envolvidas:
·         Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações;
·         Identificar situações representativas do processo de globalização;
·         Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo;
·         Identificar, no funcionamento da sociedade capitalista, elementos que estimulam e aceleram o processo da globalização;
·         Analisar as características relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaços-temporais.
·         Reconhecer e descrever a importância do papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua estruturação em redes geográficas;
·         Analisar o papel dos organismos multilaterais na regulamentação dos fluxos do comércio mundial;


Conteúdo:
·         Filme – sobre o fordismo
·         Analise sobre as características do Fordismo - antes e depois;
·         Pesquisa sobre a acessibilidade econômica dos veículos automotores;
·         Analisar o atual processo de produção dos veículos automores dentro da dinâmica da globalização;
·         Analise das características socioeconômicas dos países detentores das principais marcas de veículos;
·          Pesquisa sobre a história das principais marcas, como, por exemplo, Fiat, Chevrolet, Audi, Ferrari, VW, Toyota, entre outras.

Cronograma
03\03 - apresentação das ementas para os alunos - eleição
10\03 - Filme - sobre Petróleo e o Fordismo - DATA SHOW E SOM
17\03- Visita - Mecânica do lado da escola - observação do motor
24\03 - Socialização da vista - DATA SHOW E SOM
31\03 - Visita a Fasapel ou Cipapel - observação da linha de produção;
07\04 - Socialização da visita - DATA SHOW E SOM
14\04 - Visita ao mecânico do lado da escola - Observação de vários componentes do carro;
28\04 - Socialização da visita - DATA SHOW E SOM
05\05 - Visita a Chevrolet - Observação geral da loja e dos carros
12\05 - Socialização da visita - DATA SHOW E SOM
19\05 - Visita a Fiat - comparativo geral com a Chevrolet
26\05 - Socialização da visita - DATA SHOW E SOM
02\06 - Montagem de carro - colagem – Apresentação da técnica de modelismo realizado pela professora de Artes – Luciana Garcia.
09\06 - Montagem de carro - colagem
16\06 - Montagem de carro - colagem
23\06 - Montagem de carro - materiais recicláveis
30\06 - Montagem de carro - materiais recicláveis
07\07 - Culminância

Metodologia:
Pesquisas, rodas de debate, atividades práticas, aulas expositivas e seminários.

Recursos Didáticos:
Recursos tecnológicos - data Show, sala do acessa; Sala de Leitura; Livros didáticos e paradidáticos.

Duração:
1º Semestre 2015

Parcerias
FASAPEL, Mecânica Sousa, Chevrolet e Fiat.

Culminância:
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Avaliação:
Processo contínuo de aprendizagem.

Referências:

Currículo Oficial do Estado de São Paulo de Geografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário