sexta-feira, 4 de maio de 2012

Megacidade: Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas


O crescimento desordenado dos grandes centros urbanos, como a região metropolitana de São Paulo, nas últimas décadas proporcionaram e continuam causando inúmeros problemas, entre eles os relacionados com as enchentes.
Um dos fatores marcantes da nossa sociedade capitalista é a desigualdade social, essa proporciona uma grande disparidade entre as classes sociais, isso, porque, os “ricos” corriqueiramente instalam-se em áreas nobres e sem riscos geológicos. Já as pessoas das classes mais baixas instalam-se em áreas precárias, como, por exemplo, beiras de córregos e encostas de morros; o risco de vida e contaminação que essas pessoas ficam expostas intensificam-se quando ocorrem chuvas intensas, pois, as enchentes nas proximidades dos cursos d’água são mais frequentes. Por essa razão, avolumam-se os riscos de contaminação para várias doenças na população atingida (ex: leptospirose), e nas áreas de declividade (morros) o risco maior é o deslizamento da encosta que pode soterrar e matar uma grande quantidade de vítimas, isso, sem contar o número de pessoas desabrigadas.
Outro fato a ser considerado é o aumento de dióxido de carbono na atmosfera, a  partir da 1ª Revolução Industrial os níveis dos gases poluentes na atmosfera aumentaram drasticamente.  Esse fato está contribuindo para a intensificação do aquecimento global, que é o aumento da temperatura média do planeta, que provoca a evaporação dos recursos hídricos, com isso, aumenta-se a quantidade de precipitação; em regiões como a área Metropolitana de São Paulo o problema se agrava, isso porque, boa parte desse espaço é impermeabilizado, sendo assim, a vazão da água é baixa provocando o alagamento das regiões próximas aos cursos d’água, e o encharcamento do solo dos morros, que pode possibilitar o deslizamento dos mesmos.
As atuações dos governantes também devem ser consideradas, pois uma grande quantidade de cursos d’água (córregos) foram canalizados, sendo assim, quando ocorre uma chuva de grande intensidade os canais não conseguem suportar a vazão de água, alagando as áreas das proximidades. As ações de uma parte da população prejudicam o restante (coletivo), infelizmente uma parcela faz o descarte de lixos em áreas impróprias, como, por exemplo, rios, córregos, ruas, terrenos vazios, entre outros lugares; Cerca de 6.000 domicílios lançam o lixo diretamente nos cursos d’água na Região Metropolitana, contribuindo para sua obstrução e assoreamento. Além disso, detritos sólidos são carreados pelas enxurradas, captados pela rede hidrográfica para os trechos de menores declividades do leito onde são depositados. Esses locais situam-se, em geral, no Rio Tietê, com declividades acentuadamente mais baixas. Com o aumento de eventos com precipitações cada vez mais intensas, os reservatórios de detenção sofrerão sérios danos se não forem projetados com dispositivos que dificultem a entrada dos sedimentos de fundo e do lixo.
Em relação à expressão “calamidade climática”, essa ocorre por fenômenos naturais, infelizmente quando a destruição da área atingida é enorme, o termo passa a ser denominado calamidade pública, assim os governantes terão a responsabilidade de ajudar a população da área atingida. Infelizmente as noticias referentes às calamidades climáticas no planeta estão se tornando cada vez mais frequentes, como, por exemplo, a Região Sul do Brasil, em determinados períodos sofre por causa de uma grande quantidade de chuvas, tempestades, granizo e de ventos muito fortes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário