quinta-feira, 17 de maio de 2012

Análise de questão (Português)


Todas as disciplinas contribuem umas com as outras. Nesse caso, a contribuição da Geografia em questões de avaliação de Português.

Análise de Português

Avaliação da Aprendizagem em Processo
6º Ano EF – Questão 6
7º Ano EF  - Questão 2 e 3
Thiago Alves dos Santos
PCOP – Geografia

6º Ano
Questão 6

Leia a carta do leitor e responda à questão 6.
Copa de 2014

Sou fã de futebol. Costumo assistir a jogos mais de uma vez e a gols uma
dezena de vezes. Mas fico pensando: os US$ 20 bilhões necessários para trazer a Copa para o Brasil poderiam melhorar a saúde, construir hospitais, escolas e casas para desabrigados das chuvas. Enfim, muitas vidas poderiam ser melhoradas (e salvas). Mas tudo isso não conta. O que importa é poder gritar “gol!” – ainda que em frente à TV, já que o preço do ingresso será de R$ 150,00. Não sei, apesar de gostar de futebol, começo a achar que a ideia não é tão boa... (São Paulo, SP)(texto adaptado).

Questão 6

Sobre a realização da Copa no Brasil, em 2014, o autor da carta demonstra
(A) ser favorável.
(B) estar indiferente.
(C) ser contrário.
(D) ter dúvidas

5ª Série – Volume 1 - Gabarito
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PAISAGEM E MEMÓRIA

Mapa afetivo das cidades: A autora afirma que, na São Paulo antiga, os lugares eram inseparáveis dos eventos neles ocorridos. Dessa forma, os lugares da cidade tinham um valor afetivo, ligado às experiências pessoais. O mapa afetivo da cidade é formado pela soma de seus lugares e das experiências que neles ocorreram, simbolizando uma relação de carinho entre a cidade e as pessoas que nela vivem. O imaginário é um importante componente do afetivo.
Esporte popular: Esporte aberto a todos, não sendo preciso pagar nem para praticar nem para assistir.
Esporte de massa: Esporte praticado por profissionais em grandes estádios, com público pagante.
Especulação imobiliária: Especulação do preço dos terrenos. É interessante
informar aos alunos que, em São Paulo e em todas as cidades brasileiras, existe uma tendência à valorização do preço da terra, e muita gente compra terrenos urbanos apenas para aguardar a valorização e vender mais tarde, por um preço mais elevado. Essas pessoas especulam com os imóveis, ou seja, praticam especulação imobiliária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário