PROGRAMA DE AÇÃO 2015
ESCOLA
ESTADUAL “DR. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO” ENSINO INTEGRAL
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NOME:
Thiago Alves dos Santos
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FUNÇÃO:
Professor
Professor:
Geografia e Disciplina Eletiva
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Diretora:
Maria Emília Pivovar
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Vice
Diretora: Eunice Aparecida Santos
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PCG:
Josana de Cássia Trojan Zakczewiski
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Vigência:
2015
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ULTIMA
REVISÃO: ___/_____/_____
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1-RELATO
SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA
A
Escola “Dr Epaminondas Ferreira Lobo” foi criada no ano de 1950, atende desde
então uma clientela de alunos da zona urbana de diferentes bairros e alguns
de área rural de entorno que fizeram opção por permanecer no Programa de
Ensino Integral, as condições sociais dos alunos inclui alunos em situações
delicadas o que de certa forma exige um acompanhamento da escola para
situações de interação inclusive para evitar o abandono do aluno. Nos últimos
anos, os resultados alcançados nas avaliações internas e externas revelaram
níveis de desempenho pouco satisfatórios. O Programa de Ensino Integral
iniciado em 2014 contando com alunos de Ensino Fundamental e Médio tem como
meta melhorar a qualidade de ensino, implantando uma proposta de excelência
acadêmica dentro da base comum e da parte diversificada com foco voltado para
o jovem protagonista e seu Projeto de Vida, com a finalidade de formar
indivíduos autônomos, solidários e competentes, preparados para reconhecer
seu papel e exercer sua cidadania. Para o segundo ano de desenvolvimento do programa
nossas expectativas são positivas visto que a crescente matrícula indica a
satisfação da comunidade com um apoio marcado pela participação de pais no
processo de acompanhamento da vida escolar de seus filhos.
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2-
RELATO INDIVIDUAL SOBRE O EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO
Eu como
professor do ensino integral me proponho atender as expectativas e
necessidades para o desenvolvimento integral dos alunos articulando
oportunidades educativas capazes de atendê-las, atuar em sintonia com o
Projeto Político Pedagógico da escola, trabalhar de forma colaborativa
com outros professores da escola, criando conversas interdisciplinar para
compartilhar desafios e propor estratégias articuladas que respondam às
demandas do desenvolvimento integral, conhecer os interesses, anseios e/ou o
projeto de vida dos alunos e apoiá-los a alcançar seus objetivos,
promover o protagonismo juvenil dos alunos, para que se tornem autor e
proponente do seu próprio processo pedagógico, sendo um mediador, facilitador
e articulador do conhecimento, provocando o aluno a aprender a partir de seus
próprios questionamentos. Colaborar com a equipe gestora no sentido de
apontar necessidades de propor projetos e ações inovadoras e se envolver
com atividades do programa que extrapolem a sua sala de aula.
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3-PRINCIPAIS
ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO
a) a) Elaborar o programa de ação com
os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos – de
acordo com os prazos estabelecidos com melhoria de resultados.
b) b) Organizar, planejar e executar
tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa – cumprir 100% das
tarefas institucionais.
c) c) Planejar, desenvolver e atuar na
parte diversificada do currículo e nas atividades complementares – planejar a
Disciplina Eletiva de acordo com o projeto de vida dos educandos; atuar de
forma com que os educandos busquem as soluções das problemáticas levantadas,
assim, promovendo o Protagonismo Juvenil.
d) d) Incentivar e apoiar as atividades
do protagonismo juvenil, na forma da lei;
e) e) Realizar, obrigatoriamente, a totalidade
das atividades de trabalho pedagógico coletivo e individuais no recinto da
respectiva escola.
f) f) Atuar em atividades de tutoria
aos alunos.
g) g) Participar das orientações
técnico-pedagógicas relativas à atuação na Escola e de cursos de formação continuada.
h) h) Auxiliar, a critério do Diretor e
conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas atividades de orientação
técnico-pedagógicas desenvolvidas nas escolas;
i) i) Elaborar Plano Bimestral e Guias
de Aprendizagem sob a orientação do Professor Coordenador de Área;
j) j) Produzir material
didático-pedagógico na área de atuação e na conformidade do modelo pedagógico
própria da Escola;
l)
Substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os
professores da escola em suas ausências e impedimentos legais – ministrar
aulas de Geografia, Disciplinas Eletivas e Nivelamento.
Obs.:
Item ‘a’ até ‘l’ constam no Artigo 7º, da Lei Complementar nº1.164, de
4/01/2012)
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4-ALINHAMENTOS
ENTRE ATRIBUIÇÕES
Alinhamento
vertical com a Supervisora e a PCNP responsáveis pelo Programa de Ensino
Integral;
Alinhamento
horizontal com os professores sobre o programa de ação;
Alinhamento
horizontal com os professores de CHT;
Alinhamento
vertical com a PCA nos HTPCA;
Alinhamento
horizontal com a Professora Luciana Garcia sobre Projeto a Disciplinas
Eletivas;
Alinhamento
vertical semanalmente com a PCG Josana sobre Disciplina Eletiva.
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5-COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES
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PREMISSAS
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COMPETÊNCIAS
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Descrever as competências a serem desempenhadas
por premissa
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PROTAGONISMO
JUVENIL
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1-PROTAGONISMO
:Promove o protagonismo juvenil ajudando a formar pessoas autônomas , solidárias e
competentes e sendo protagonista também se sua própria atuação
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1.1
Valorizar a fala dos educandos mesmo que estejam erradas, durante as aulas ou
em tutorias – buscando entender o erro.
1.2
Organizar agenda para atendimento à tutoria, junto com os educandos de modo
que todos os alunos sejam atendidos semanalmente;
1.3
Desenvolver a Eletiva de cada semestre de forma que o aluno construa seu
conhecimento sob mediação do professor;
1.4
Incentivar o aluno a uma postura participativa durante as aulas, dando lhe
espaço para manifestação do seu conhecimento, apoiando as práticas e
vivências em protagonismo Juvenil na escola;
1.5
Estimular a participação cidadã dos educandos em todo espaço de vivência dos
educandos;
1.6
Oportunizar aos educandos na disciplina Eletiva, espaços diferenciados de
aprendizagem, como, por exemplo, as visitas a FASAPEL, Mecânica Souza, Chevrolet
e a Fiat.
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FORMAÇÃO
COTINUADAS
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2-DOMÍNIO
DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio e sua área de conhecimento, sendo
capaz de comunica-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do
aluno, à pratica, às disciplinas da Base Comum, à parte diversificada, às
atividades complementares e aos Projetos de Vida.
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2.1 Contribuir com o grupo em momentos de
HTPCs geral buscando articular o currículo com a parte diversificada;
2.2
Contribuir com o grupo em momentos HPTPCs Geral na discussão do desenvolvimento
das turmas de nivelamento dos educandos;
2.3
Contribuir com o grupo na questão interdisciplinar nos HTPCs geral, assim,
facilitando o processo de articulação e contextualização entre as
disciplinas, como, por exemplo, a contribuição da Geografia em Matemática -
analise de gráficos, tabelas, operações matemáticas simples, reta aritmética,
proporção, regra de três, entre outras situações;
3.1
Participar de cursos direcionados a minha área de atuação, promovidos por, sites
educacionais, MEC ou pela SEE-SP;
3.2
Contribuir com a equipe com informações e conhecimentos que me forem passados
em cursos e oficinas fora da escola - em socialização em HTPCs área ou geral;
3.3
Participar de orientações técnicas realizadas pela Diretoria de Ensino e a
SEE-SP direcionados a minha área de atuação;
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3-DISPOSIÇÃO
AO AUTOCONHECIMENTO CONTÍNUO: Busca
contínua da aprendizagem e de desenvolvimento como pessoa e profissional, apresentando
predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas
de pensar.
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EXCELÊNCIA
EM GESTÃO
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4-COMPROMETIMENTO
COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e
rever ações de forma a atingir os resultados planejados.
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4.1
Analisar o aprendizado dos educandos, através das atividades desenvolvidas a
cada dia em sala de aula.
4.2
Elaborar e executar a Agenda do Professor, semanalmente, atendendo a agenda
da escola e demais membros da escola.
4.3
Elaborar e executar o Guia de Aprendizagem, bimestralmente, que atenda ao
Currículo Oficial do Estado de São Paulo, com organização de cronograma,
prevendo provas, atividades, reuniões, feriados, entre outros;
4.4
Retomar o Programa de Ação, mensalmente, para monitorar as ações
desenvolvidas e as metas a serem alcançadas - PDCA;
4.5
Produzir os documentos solicitados, entregá-los dentro do prazo estabelecido
e revisá-lo periodicamente para novas reflexões e ações - PDCA;
4.6
Revisitar periodicamente o Plano de Ação da escola, auxiliando em sua revisão
junto à equipe escolar, tendo em vista o desdobramento das ações em meu
Programa de Ação.
4.7
Participar do alinhamento vertical e horizontal para o bom desempenho de
minhas atribuições em momentos HTPCs geral e área ou em momentos de estudo;
k) 4.8 Planejar semestralmente a
Disciplina Eletiva de acordo com o projeto de vida dos educandos.
l)
m) 4.9 Produzir material
didático-pedagógico sempre que necessário na área de minha atuação e na
conformidade do modelo pedagógico própria da Escola
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CORRESPOSABILIDADE
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5-RELACIONAMENTO
E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos e
professores, funcionários, direção, pais e responsáveis tendo em vista o
desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola
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5.1
Contribuir da melhor forma com o trabalho dos colegas de trabalho, como, por
exemplo, sugerindo ideias, ofertando auxilio, contribuição na hora de
estudos, entre outras necessárias, quando houver;
5.2
Auxiliar os professores das demais disciplinas da parte diversificada sempre
que o tema ou metodologia estiver relacionado com a minha área de atuação;
5.3
Buscar mediar no campo de minha atuação os conflitos ocorrentes entre os
indivíduos que compõem a comunidade escolar sempre que necessário;
5.4
Buscar mediar os conflitos escolares existentes, em relação aos meus alunos
tutorados quando houver.
5.5
Contribuir para melhoria de desempenho dos meus alunos tutorados, através de
conversar/orientações e acompanhamento do desempenho dos mesmos.
5.6
Lecionar aulas de nivelamento – Turma adequada – Ensino Fundamental – sistema
rotativo.
5.7
Substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os
professores da escola em suas ausências e impedimentos legais.
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REPLICABILIDADE
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6-SOLUÇÃO
E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar problemas que
identifica, criando caminhos sempre que necessário.
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6.1
Buscar observar os problemas e buscar soluções sempre que necessário;
6.2
Contribuir nas discussões que visam buscar as soluções das problemáticas
existentes na escola em reuniões com professores, equipe gestora e alunos;
7.1
Difundir as boas práticas desenvolvidas do Programa de Ensino Integral em
sites, jornais, redes sociais e reuniões realizadas pela diretoria de ensino
ou pela SEE-SP;
7.2
Divulgar o trabalho realizado na disciplina Eletiva, através das redes
sociais e jornais locais.
7.3
Divulgar os principais eventos realizados pela escola para a comunidade -
através das redes sociais.
7.4
Participar das reuniões de trabalho Pedagógico, contribuindo com o grupo,
através de discussões, opiniões, troca de ideias e apresentação de práticas
inovadoras;
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7-DIFUSÃO
E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria
atividade como parte integrante de uma rede.
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6-POSTURA
ADEQUADA À FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES, BASEADAS NOS VALORES, PRINCÍPIOS E PREMISSAS
DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL.
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ASPECTOS
1-COMPREENSÃO
DA DIVERSIDADE E DA INDIVIDUALIDADE;
2-INCENTIVO
À PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS;
3-ESFORÇO
PESSOAL E DEDICAÇÃO;
4-ATITUDES
EM PROL DA COOPERAÇÃO COLETIVA;
5-ESFORÇO NA BUSCA EFETIVA DE TRABALHO EM
EQUIPE;
6-ASSIDUIDADE
E FREQUÊNCIA;
7-CONFIAÇA
E RESPITO NO TRATO COM AS PESSOAS;
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SUA
AÇÃO
1-1-Buscar
sempre conhecer os alunos na
sua individualidade como por exemplo (Projeto de Vida, interesses,
dificuldades e potencialidades).(gênero, orientação sexual, raciais,
socioeconômicas, religiosas).
1.2
Com Funcionários. Atendimento e apoio, sempre que necessário, como, por
exemplo, participação em reuniões, palestras, encontros, atividades gerais de
acordo com agenda da escola.
1.
3 Com a Equipe Gestora. Colaborando e ajudando sempre que solicitada.
1.4
Com os pais/responsáveis. Respeitar
todas as pessoas, sendo cordial, ouvindo-as com atenção, auxiliando-as sempre
que possível de forma clara e tirando toda suas dúvidas.
2-Estimular a participação cidadã dos
educandos em todo espaço de vivência dos mesmos;
2.1Propiciar
o espaços para que os alunos sejam os
“protagonistas de sua aprendizagem,
3-Estar
sempre aprimorando os conhecimentos do
Currículo do Estado de São Paulo na Disciplina de Geografia.
3.1 Buscar
proativamente aprendizados adicionais
para minha prática pedagógica através de pesquisas em sites ligados a
minha área de formação.
4-Promover
atividades para que os alunos encontrem seu projeto de vida e se já o tem
consigam atingi-lo.
4.1
Mostra-me sempre aberto a ouvir e apoiar
os alunos em seu processo de formação pessoal, acadêmica e
profissional tirando duvidas auxiliando no que precisarem (por exemplo:
dúvidas da disciplina, aspectos pessoais, Projeto de Vida).
4.2
Com os pares. Estudo semanal dos princípios, premissas, valores e missão do
Programa da escola de tempo integral.
4.5
Adesão para atuar mensalmente em uma turma de nivelamento – nível adequado –
Ensino Fundamental.
5- Refletir
sempre sobre o meu modo de atuação como profissional educador, atuando como modelo a ser seguido pelos alunos e
profissionais da escola sempre no aspecto da autonomia, solidariedade, e
competências do ser humano.
5.1
Colaborar em Projetos Interdisciplinares promovidos pela Escola, assim,
propiciando um ambiente propício a aprendizagem de nossos alunos.
5.2
Elaborar Projetos Interdisciplinares a fim de garantir uma melhor
aprendizagem de nossos alunos em todas as áreas de conhecimento.
5.3
Auxiliar os colegas quando necessário na elaboração e execução das atividades
diversificadas do currículo.
5.4 Respeitar o alinhamento vertical
passando ao PCA informações referentes a área de conhecimento e ao PCG as
informações referentes à parte diversificada e quando necessário me reunir
com a Equipe Gestora (Diretor e Vice-Diretor).
6.
Ser assíduo e frequente, cumprir os horários determinados com pontualidade, faltando
apenas quando necessário.
6.1
Em relação aos alunos: Fazer chamada periodicamente, colaborando sempre com a
primeira chamada do dia (tendo assim um controle pelos agentes escolares) e
sempre que necessário avisar o PCA em ATPC e quando necessário, comunicar a Equipe Gestora os
casos mais graves.
7-Promover
sempre um ambiente de respeito aos profissionais
da escola e às diferenças individuais
dos alunos como por exemplo
7.1Valorizar
a fala dos educandos mesmo que estejam erradas – buscar entender o erro;
Estimular
a participação cidadã dos educandos em todo espaço de vivência dos mesmos;
7.2Buscar estar sempre construindo projetos pedagógicos em conjunto com
alunos e outros professores.
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GESTÃO
POR RESULTADOS DO PLANO DE AÇÃO
7-PRINCIPAIS
FOCOS DA ESCOLA
Protagonismo: Oferecer amplo leque de oportunidades para o
desenvolvimento das competências acadêmicas por serie/ano com periodicidade
anual.
Corresponsabilidade: Adesão da comunidade escolar –
equipe escolares alunos e instituições parceiras ao Ensino Integral
e
suas ações previstas no Plano de Ação da SEE e da escola , com
periodicidade bimestral.
Replicabilidade: Sistematizar as práticas inovadoras
replicáveis para expansão do modelo de Ensino integral para a rede, com
periodicidade anual.
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8-RESULTADOS
ESPERADOS, METAS E AÇÕES
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8.1-RESULTADOS
ESPERADOS, METAS DA ESCOLA E DO
PROFISSIONAL
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ESCOLA
Para
Ensino Fundamental
PROTAGONISMO JUVENIL
1 –
Segundo IDESP- Atingir as metas de:
3,27 para 2015,
3,37
para 2016,
3,54
para 2017.
2. 100%
dos planos de nivelamento desenvolvidos até o final do 1º semestre
3.a. 0%
de taxa de abandono por série.
3.b.
Índice de frequência dos alunos › 75%.
4. 100%
do conteúdo da parte diversificada ministrado.
5.a.100%
dos alunos do 6º ao 8º ano com "Projeto de Vida" em elaboração.
6.a.100%
dos alunos do 9º ano com "Projeto
de Vida" elaborado visando a terminalidade da educação básica.
7.a.
100 % dos alunos com projeto de vida
(sonho) voltado à continuidade dos estudos no ensino médio em suas diversas
modalidades.
FORMAÇÃO CONTINUADA
8.a.
100% dos educadores formados nos modelos pedagógicos e de gestão das escolas
do Programa Ensino Integral nas diversas ações e inovações oferecidas pelo
Programa.
8.b.
100% dos professores em formação continuada.
8.c.
100% dos Guias de Aprendizagem elaborados, atualizados e disponibilizados
para os alunos e familiares.
8.d.
100% dos Plano Individual de
Aprimoramento e Formação (PIAF) elaborados e em execução
8.e.
1. 100% de HTPAs realizadas
8.e.2. 100% de HTPC´s realizadas
CORRESPONSABILIDADE
9.a.
100% dos alunos envolvidos com seu processo de ensino e aprendizagem.
9.b
Ao menos 70% dos pais/responsáveis participando proativamente das atividades
previstas no Plano de Ação da escola.
9.c.
Ao menos 70% dos pais/responsáveis
acompanhando o desenvolvimento escolar dos filhos quanto ao desenvolvimento
do Currículo previsto no Guia de Aprendizagem.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
10.a.
100% do Plano de Ação elaborado 1 mês após o envio Plano de Ação do Programa
pela SEE-SP
10.
b. 100% das rotinas das funções da
escola definidas até o final do primeiro mês letivo
10.
c. 100% dos programas de ação
elaborados até o final do primeiro bimestre.
11.a.
100% das ações previstas no plano de ação da unidade escolar executadas no
ano letivo
11.b.
100% das rotinas das funções da escola revisadas no ano letivo
11.c.
100% dos programas de ação dos educadores executados no ano letivo
REPLICABILIDADE
12-100%
das culminâncias e práticas inovadoras desenvolvidas e socializadas para a
comunidade escolar e demais escolas
Para
Ensino Médio
PROTAGONISMO JUVENIL
1.Segundo
o IDESP: Atingir as metas de:
1,75 para 2015,
1,84
para 2016,
1,93
para 2017.
2.
100% dos planos de nivelamento desenvolvidos até o final do 1º semestre
3.a. 0%
de taxa de abandono por série.
3.b.
Índice de frequência dos alunos › 75%.
4.
100% do conteúdo da parte diversificada ministrado.
5.a.
100% dos alunos da 1ª série com "Projeto de Vida" em elaboração
5.b.
100% dos alunos da 2ª e 3ª séries com "Projeto de Vida" elaborados.
5.c.
100% de "Projetos de Vida"
elaborados e com definição do percurso de ação (2ª e 3ª séries do EM)
6.a.
100% dos alunos da 3ª série do EM inscritos no ENEM.
6.b.
100% dos alunos com Projeto de Vida voltado aos cursos técnicos inscritos em
processos seletivos para cursos técnicos.
6.c. 100% dos alunos com projeto de vida voltado
ao mundo acadêmico inscritos em
vestibulares para o ensino superior
FORMAÇÃO CONTINUADA
8.a.
100% dos educadores formados nos modelos pedagógico e de gestão das escolas
do Programa Ensino Integral nas diversas ações e inovações oferecidas pelo
Programa.
8.b.
100% dos professores em formação continuada.
8.c.
100% dos Guias de Aprendizagem elaborados, atualizados e disponibilizados
para os alunos e familiares.
8.d.
100% dos Plano Individual de Aprimoramento
e Formação (PIAF) elaborados e em execução
8.e.
1. 100% de HTPAs realizadas
8.e.2. 100% de HTPC´s realizadas
8.f.
Pelo menos 1 aula de cada disciplina observada mensalmente pelo PCA e/ou PCG
CORRESPONSABILIDADE
9.a.
100% dos alunos envolvidos com seu processo de ensino e aprendizagem.
9.b Ao
menos 70% dos pais/responsáveis participando proativamente das atividades
previstas no Plano de Ação da escola.
9.c.
Ao menos 70% dos pais/responsáveis
acompanhando o desenvolvimento escolar dos filhos quanto ao desenvolvimento
do Currículo previsto no Guia de Aprendizagem
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
10.a.
100% do Plano de Ação elaborado 1 mês após o envio Plano de Ação do Programa
pela SEE-SP
10.
b. 100% das rotinas das funções da
escola definidas até o final do primeiro mês letivo
10.
c. 100% dos programas de ação
elaborados até o final do primeiro bimestre.
11.a.
100% de Ações previstas no plano de ação da unidade escolar executadas no ano letivo
11.b.
100% das rotinas das funções da escola
revisadas no ano letivo
11.c.
100% dos programas de ação dos educadores executados no ano letivo.
REPLICABILIDADE
12-100%
das culminâncias e práticas inovadoras desenvolvidas e socializadas para a
comunidade escolar e demais escolas
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PROFISSIONAL
PROTAGONISMO JUVENIL
1. Planejar, executar, acompanhar e
avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio da verificação
das habilidades desenvolvidas. Para
obter um bom desempenho na realização do SARESP e AAP elevando o nível de
nossa escola.
2.
Desenvolver as habilidades e competências identificadas no acompanhamento por
meio de situações didáticas diversificadas, com vistas ao conteúdo curricular
proposto para a série.
3.
Acompanhar os resultados das avaliações contínuas dos alunos, realizando comparativos
das evoluções bimestrais dos educandos – Conselho Classe e Série.
4.
Trabalhar as habilidades e competências não atingidas nas avaliações de larga
escala e as habilidades da AAP no nivelamento individual e em grupo.
5.
Fazer chamada periodicamente, colaborando sempre com a primeira chamada do
dia (tendo assim um controle pelos agentes escolar) e sempre que necessário
avisar o PCA em ATPC e quando
necessário, comunicar a Equipe Gestora os casos mais graves.
6.
Acompanhamento do cumprimento do cronograma da disciplina Eletiva.
7.
Apoio aos estudantes nas aulas da BNC, na Disciplina Eletiva e Tutoria no
desenvolvimento da elaboração e consecução do Projeto de Vida visando à
continuação dos estudos.
8.
Incentivar os alunos que participem das eletivas e clubes juvenis que se
aproximem aos seus projetos de vida.
9.
Colaborar na Disciplina Eletiva “Diga X”, auxiliando ma compreensão e
diferenciação dos elementos naturais e sociais (motivos e consequências das
construções humanas) – Professora Luciana
Garcia.
10.
Colaborar na Disciplina Eletiva “ConstruEPA”, analisando as características físicas
da escola.
11.
Conversar e orientar os alunos no momento de tutoria ou em outros espaços da
escola sobre a importância do ENEM (Ensino Médio).
12.
Orientar os alunos no momento de tutoria ou em outros espaços da escola que
tem seu projeto de vida voltado para cursos técnicos (Ensino Médio).
13.
Trabalhar com questões do ENEM e de vestibulares quando possível em
substituição.
14.
Reforçar a continuidade do projeto de Vida dos alunos, para que continuem os
estudos, apoiar durante a tutoria incentivando em avançar nos estudos, e que
possam superando suas dificuldades cotidiana com sucesso.
15. Realização de projeto, Disciplina Eletiva
“O Mundo Sobre Rodas” elaborado com vistas a garantir o interesse e
participação dos alunos com continuidade no seus estudos voltado com o
projeto de vida.
16. Buscar conhecer os alunos em sua individualidade (Projeto de Vida,
interesses, dificuldades e potencialidades).
17. Promover um ambiente de respeito às diferenças individuais dos alunos e dos
profissionais da escola (por exemplo: diferenças de personalidade, gênero,
orientação sexual, racial, socioeconômicas, religiosa).
18. Promover práticas que potencializem a realização
dos Projetos de Vida dos
alunos, como, por exemplo, a Disciplina Eletiva.
19. Mostra-se aberto a ouvir e apoia os alunos em seu processo de
formação pessoal, acadêmica e profissional (por exemplo: dúvidas da
disciplina, aspectos pessoais, Projeto de Vida).
20. Atuar como modelo a ser seguido pelos alunos e profissionais da escola.
21
– Colaborar com a Disciplina Eletiva – Como será o amanhã? – questões
ambientais.
FORMAÇÃO CONTINUADA
1.
Gerenciar minha própria formação tecnológica em horários de estudos de acordo
com suas necessidades pedagógicas, como, por exemplo, utilização de vídeos,
sites, projetores, notebooks, entre outros.
·
2.
Aprofundar minha formação através de leituras de livros, revistas
científicas, sites oficiais e vídeos.
·
·
3.
Estar disponível para participação em reuniões pedagógicas na Unidade
Escolar, na Diretoria de Ensino e/ou EFA.
·
4.
Desenvolver e divulgar os Guias de Aprendizagem e demais ações previstas na
Agenda da Escola nas reuniões bimestrais e no site da escola para comunidade
escolar.
5.
Elaborar o Plano Individual de Aprimoramento e Formação e também revisitar constante
do mesmo, dessa forma, observando e analisando a sua execução.
6.
Participação com ideias, soluções e devolutivas em reuniões pedagógicas e HTPC
– Geral;
7.
Participação com ideias, soluções e devolutivas em reuniões pedagógicas e
HTPCA – Área;
8.
Acordar com os gestores o momento mensal de acompanhamento de aulas que eu
ministro.
9. Demonstrar domínio do currículo em sua disciplina.
10. Conhecer os princípios do Currículo do Estado de São Paulo e sua relação com
o modelo do Programa Ensino Integral.
11. Dominar o uso dos instrumentos de apoio ao ensino e gestão de suas
atividades (computadores, lousa digital/projetor interativo netbooks,
planilhas, documentos digitais etc)
12. Utilizar práticas de ensino-aprendizagem que facilitam a aprendizagem
pelo aluno (apresentar o conhecimento com clareza).
14. Realizar avaliação coerentes com o que foi trabalhado nas aulas (provas,
trabalhos, nível de exigência na correção).
15. Relacionar os
conceitos da disciplina à realidade prática (contexto do aluno, Projeto de Vida
etc).
16. Explorar as disciplinas da Parte Diversificada como forma de
aprofundar o entendimento dos conceitos do currículo.
17. Relacionar o conteúdo de sua disciplina
com o de outras disciplinas da Base
Nacional Comum.
18. Buscae proativamente aprendizados adicionais para sua
prática (HTPC, leituras, palestras, feiras e outros meios).
19. Busca devolutiva da sua atuação com os alunos, professores,
coordenadores e gestores para se desenvolver (conversas dentro e fora da sala
de aula, análisar críticamente os resultados das avaliações aplicadas em
minha disciplina).
20. Colocar
em prática os aprendizados adquiridos nas formações de HTPCs, Cursos
ou Orientações Técinicas..
CORRESPOSABILIDADE
1.
Propor a qualidade da oferta do ensino-aprendizagem ao aluno, por meio do
compromisso, na perspectiva da execução de seu Plano de Desenvolvimento.
2.
Divulgar em sites, redes sociais, jornais e outros meios a comunidade escolar
as boas práticas existentes na Unidade Escolar, como, por exemplo, a
Disciplina Eletiva, dessa forma, visando o maior envolvimento dos
responsáveis dos educandos nas atividades previstas no Plano de Ação da
escola.
3.
Apresentar, divulgar e explicar em reuniões de pais e mestres a importância
dos guias de aprendizagem.
4. Mostra-se próximo e constrói vínculo positivo com os alunos e
profissionais da escola estando disponível dentro e fora da sala de aula.
5. Ser capaz de ouvir e valorizar outras pessoas.
6. Colaborar
com os outros profissionais da escola no dia a dia (apoiar e oferecer
ajuda).
7. Orientar pais e/ou responsáveis sobre o
desempenho escolar dos alunos. Incentivando sua participação como corresponsáveis.
8. Apoiar
o trabalho e formação dos demais profissionais da escola tendo em
vista melhorar os resultados conjuntos (HTPC, conversas individuais etc).
9.
Adesão à turma de Nivelamento – turma adequada – Ensino Fundamental (dessa
forma, colaborando com o trabalho dos demais professores) – em rodízio – 1º
Semestre.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
1.
Discussão coletiva na elaboração do Plano de Ação da escola.
2.
Entregar documentos solicitados dentro do prazo estabelecido, como agendas
semanais, Guias de aprendizagem, Programa de Ação dentre outros.
3.
Produção do Programa de Ação na data prevista, posteriormente constante
monitoramento, revisão e correção dos itens.
4.
Revisar os pontos que merece atenção e os avanços, como, por exemplo, Programa
de Ação, Currículo, Disciplina Eletiva (PDCA).
5.Elaborar o planejamento de minhas ações de forma a contribuir para o
alcance das metas do Plano de Ação da escola (identificar as necessidades de
aprendizagem dos alunos e usar os instrumentos necessários: Programa de Ação,
Guias de Aprendizagem e Planos de Aula).
6. Executar
as ações planejadas no seu Programa de Ação.
7. Revisar minha
prática docente, sempre que necessário, para atingir melhores resultados de
aprendizagem.
REPLICABILIDADE
1.
Divulgar em reuniões de pais, professores, capacitações, redes sociais,
jornais locais as boas praticas, como, por exemplo, Disciplina Eletiva “O
Mundo Sobre Rodas”, realizadas na Unidade Escolar.
2. Possuir
visão crítica,
sendo capaz de identificar avanços e pontos de melhoria.
3. Ponderar
minhas colocações tendo em vista o contexto (avaliar o que é viável ou não
dentro da realidade dos alunos e da escola, levar em consideração o momento
mais adequado).
4. Disposição para testar novas práticas e atividades de modo a desenvolver o aluno
(organização da sala de aula, forma de avaliação, novas estratégias de ensino
como debates, grupos colaborativos).
5. Documenta as
boas práticas adotadas,
possibilitando o seu compartilhamento (experiências e ferramentas).
6. Compartilhar
as boas práticas adotadas por ele e outros professores junto a outros
profissionais da escola (novas estratégias de ensino, ações de melhoria de
aprendizagem, ações de apoio ao nivelamento etc).
7. Difundir
positivamente o Programa Ensino Integral, para rede e para a comunidade.
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8.2 AÇÕES E PRAZOS PARA OS FOCOS DA
ESCOLA
PROTAGONISMO JUVENIL
Oferecer oportunidades para o desenvolvimento das competências
acadêmicas requeridas para a série/ano, com periodicidade anual.
CORRESPONSABILIDADE
Adesão
da comunidade escolar - equipe escolar, alunos e instituições parceiras ao
Ensino Integral e suas ações previstas nos Planos de Ação da SEE e das escolas, com periodicidade bimestral.
REPLICABILIDADE
Sistematizar
as práticas inovadoras replicáveis para a expansão do modelo do Ensino
Integral para a rede, com periodicidade anual.
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8.3 AÇÕES E PRAZOS PARA OS FOCOS –
Funções e Disciplinas
PROTAGONISMO
Incentivar
o aluno a uma postura participativa, dando lhe espaço para manifestação do
seu conhecimento, apoiando as práticas e vivências em aula de protagonismo
Juvenil na escola semanalmente;
CORRESPONSABILIDADE
Contribuir
da melhor forma com o trabalho dos demais docentes, como, por exemplo,
sugerindo ideias, ofertando auxilio, contribuição na hora de estudos
quinzenalmente, entre outras necessárias,
Auxiliar
os professores das demais disciplinas da parte diversificada sempre que o
tema ou metodologia estiver relacionado com a minha área de atuação
bimestralmente;
Buscar
mediar no campo de minha atuação os conflitos ocorrentes entre os indivíduos
que compõem a comunidade escolar diariamente;
Buscar
mediar os conflitos escolares existentes, em relação aos meus alunos
tutorados, através de tutorias quinzenalmente.
REPLICABILIDADE
Documentar sempre as boas práticas adotadas,
possibilitando o seu compartilhamento com alunos, pais, professores, gestores
e comunidade em geral através de painéis com atividades dos alunos,
publicação no site da escola.
Difundir e compartilhar as
boas práticas na aulas do currículo da base comum e da parte diversificada
quinzenalmente nos ATPCas.
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8.4 AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DE
PROCESSO E MONITORAMENTO DE RESULTADOS
ENSINO
FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL
1.
Melhoria dos resultados das avaliações externas
2. Melhoria dos resultados das avaliações
internas
3.
Aumento do índice de frequência
4
Estudantes com Projetos de Vida em elaboração.
5.Estudantes
com Projetos de Vida elaborados
6.
Todos os estudantes dando continuidade na sua formação com vistas à terminalidade
da educação básica.
FORMAÇÃO CONTINUADA
7.
Educadores qualificados atuando de maneira efetiva na sua prática pedagógica
e de gestão.
CORRESPONSABILIDADE
8.
1. Apoio e acompanhamento da vida escolar dos estudantes pelas
famílias/responsáveis.
8.2.
Participação plena da equipe escolar nas ações propostas no Plano de Ação da
escola e nos colegiados de representação previstos na escola.
8.3.Participação
plena dos alunos nas ações propostas no Plano de Ação da escola
8.4.
Participação das instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação
da escola
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9.
Plena apropriação do Modelo de Gestão das Escolas do Programa Ensino Integral
10.
Plano de Ação da escola em implementação durante o ano letivo.
11.
Plano de ação da escola executado ao final do ano letivo.
REPLICABILIDADE
12.
1Socialização das práticas inovadoras replicáveis.
12.2
Orientação e apoio à outras escolas.
12.3
Incorporação das práticas replicadas.
ENSINO MÉDIO
PROTAGONISMO JUVENIL
1-Melhoria
dos resultados das avaliações externas
2. Melhoria dos resultados das avaliações
internas
3.Melhoria
nas taxas de rendimento
4-Aumento
do índices de frequência
5-Estudantes
com Projetos de Vida Elaborados
6-Maioria
dos estudantes dando continuidade na sua formação acadêmica com vistas ao
desenvolvimento do seu Projeto de Vida
FORMAÇÃO CONTINUADA
7.
Educadores qualificados atuando de maneira efetiva na sua prática pedagógica
e de gestão.
CORRESPONSABILIDADE
8.1.
Apoio e acompanhamento da vida escolar dos estudantes pelas
famílias/responsáveis.
8.2.
Participação plena da equipe escolar nas ações propostas no Plano de Ação da
escola e nos colegiados de representação previstos na escola.
8.3.Participação
plena dos alunos nas ações propostas no Plano de Ação da escola
8.4.
Participação das instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação
da escola
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9.1. Plena apropriação do Modelo de
Gestão das Escola do Programa Ensino Integral
9.2Plano
de Ação da escola em implementação
10-
Plano de Ação da escola executado ao final do ano
11.
Plano de ação da escola executado ao final do ano letivo.
REPLICABILIDADE
12.1-Socialização
das práticas inovadoras replicáveis.
12.2
Orientação e apoio à outras escolas
12.3 Incorporação das práticas replicadas |
8.5-AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DE
PROCESSO E MONITORAMENTO DE RESULTADOS
ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL
1.
Desenvolver 100% das Habilidades referentes ao currículo trabalhadas por ano
e série – Bimestralmente.
2.
Desenvolver 100% das Habilidades referentes à Avaliação de Aprendizagem em
Processo trabalhada nas aulas de Nivelamento – Mensalmente.
3.
Realizar 100% das aulas ministradas com ênfase na aprendizagem individual -
Diariamente
4.
Atuar com 100% de incentivo aos alunos para a elaboração de seus projetos de
vida – Diariamente.
5.
Trabalhar para que 100% dos alunos ao final do Ensino Médio com os projetos
de vida elaborados – Anual.
6.
Trabalhar para que 100% dos alunos do Ensino Fundamental dando continuidade
aos seus estudos no Ensino Médio – Anual.
FORMAÇÃO CONTINUADA
7.
Participação de formações, estudos, para a melhoria de minha prática
pedagógica.
CORRESPONSABILIDADE
8.1.
Monitorar que ao menos 70% dos pais e/ou responsáveis participando da vida
escolar de seus filhos – Em reuniões Bimestrais e Mensalmente.
8.2.
Trabalhar para que 100% das ações do Plano de Ação sejam realizadas por toda
equipe escolar – Anualmente.
8.3
– Trabalhar para que 100% das ações do plano de ação da escola seja realizada
com a participação plena dos alunos – Anualmente.
8.4
– Propiciar 100% da participação de instituições parceiras nas ações
propostas no Plano de Ação da escola. - Anualmente.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9.
Desenvolver 100% de apropriação do Modelo de Gestão do Programa de Ensino
Integral – Anualmente.
10.
Desenvolver 100% do plano de ação da escola implementado durante o ano letivo
– Anualmente.
11.
Desenvolver 100% do plano de ação executado ao final do ano letivo –
Anualmente.
REPLICABILIDADE
12.1
– Socializar 100% das práticas inovadoras socializadas nas HTPCS, HTPCAS,
Culminâncias e outras atividades durante o ano letivo – Semanalmente.
12.2
– Atuar com 100% de apoio quando necessário a outras escolas replicando
sempre as boas práticas – Mensalmente.
ENSINO MÉDIO
PROTAGONISMO JUVENIL
1.
Desenvolver 100% das Habilidades referentes ao currículo trabalhadas por ano
e série – Bimestralmente.
2. Desenvolver 100% das Habilidades referentes
à Avaliação de Aprendizagem em Processo trabalhada nas aulas de Nivelamento –
Mensalmente.
3.
Atuar para que 100% das aulas ministradas estejam com ênfase na aprendizagem
individual - Diariamente
4.
Atuar com 100% de incentivo aos alunos para a elaboração de seus projetos de
vida – Diariamente.
5.
Atuar para que 100% dos alunos ao final do Ensino Médio estejam com seus projetos
de vida elaborados – Anual.
6.
Orientar para que 100% dos alunos do Ensino Médio dêem continuidade a sua formação acadêmica com
desenvolvimento de seus Projetos de Vida - Anual.
FORMAÇÃO CONTINUADA
7.
Participação de formações, estudos, para a melhoria de minha prática
pedagógica.
CORRESPONSABILIDADE
8.1.
Monitorar para que ao menos 70% dos pais e/ou responsáveis participando da
vida escolar de seus filhos – Em reuniões Bimestrais e Mensalmente.
8.2.
Trabalhar para que 100% das ações do Plano de Ação realizadas por toda equipe
escolar – Anualmente.
8.3
– Trabalhar para que 100% das ações do plano de ação da escola com a
participação plena dos alunos – Anualmente.
8.4
– Propiciar 100% da participação de instituições parceiras nas ações
propostas no Plano de Ação da escola. - Anualmente.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
9.
Desenvolver 100% da apropriação do Modelo de Gestão do Programa de Ensino
Integral – Anualmente.
10.
Desenvolver 100% do plano de ação da escola implementado durante o ano letivo
– Anualmente.
11.
Desenvolver 100% do plano de ação executado ao final do ano letivo –
Anualmente.
REPLICABILIDADE
12.1
– Socializar 100% das práticas inovadoras socializadas nas HTPCS, HTPCAS,
Culminâncias e outras atividades durante o ano letivo – Semanalmente/ Mensalmente/
Bimestralmente/ Semestralmente e Anualmente.
12.2
–Atuar com 100% de apoio quando necessário a outras escolas replicando sempre
as boas práticas – Mensalmente.
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DITETOR
DE ESCOLA:
Maria
Emilia Pivovar
|
SUPERVISOR
DE ENSINO:
Rosa
Maria de Lima Medaglia
|
DIRIGENTE
REGIONAL DE ENSINO
Vera
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DATA
DA ELABORAÇÃO: 09/04/2015
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DATA
DA REVISÃO
Anotar todas as datas em que
foram feitas revisões no Plano de Ação
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Boa tarde, professor!
ResponderExcluirVocê pode me tirar uma dúvida? O professor coordenador gerasl monitora o seu programa de ação?
Meu amigo, você tem como mandar esse plano de ação para meu email?
ResponderExcluirE-mail: joaosalespb@gmail.com
Olá rapaz, você tem como me enviar esse plano de ação para meu email?
ResponderExcluirE-mail: joscarlos.secedu@gmail.com
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ResponderExcluirSlot Machine · Slot Machine Games · Games 경주 출장샵 - Slot Machine Games · 충청남도 출장샵 Slot Machine 안성 출장샵 Games · Slot Machine Games · Slot Machine Games · Slot 안양 출장안마 Machine 정읍 출장마사지 Games · Slot Machine Games · Slot Machine Games