Professor: Thiago Alves
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Disciplina: Geografia
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
· Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
· A globalização não é um processo de simples analise de um ou dois fatores, é algo muito complexo e dinâmico, pois envolve uma série de fatores, como, por exemplo, padronização de consumo, multinacionais, tecnologias, difusão de cultura, propagandas – moda, entre outros; dessa forma, o nosso educando deve ser apropriar o máximo possível dos fatores que envolvem a globalização, assim, terão a possibilidade de aguçar o senso crítico individual e perceber de fato as intencionalidades de países, grandes corporações, política, econômica e interesses individuais.
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Objetivos Instrucionais Gerais:
· Analisar as modificações que surgiram no espaço de produção e de circulação mundial, analisando a interferência dos novos fluxos de informações nas comunicações, no comércio, na estrutura produtiva, na vida econômica e nas relações sócio-políticas mundiais.
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Conteúdos:
1. Correntes de povoamento – América Latina (retomada 2014)
2. Relações entre espaço geográfico e globalização;
3. Diferenças regionais na era da globalização;
4. As possibilidades de regionalização no mundo contemporâneo;
5. Os principais blocos econômicos supranacionais.
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Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
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Objetivos Específicos:
· Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais entre as correntes de povoamento sul-americano (Retomada 2014).
· Analisar a multiplicação das relações sociais de todos os tipos na escala global.
· Identificar elementos da globalização por meio de seu efeito na economia, no cotidiano dos indivíduos e na produção das diversidades e desigualdades regionais, decorrentes da tendência de homogeneização desencadeada por esse processo.
· Realizar comparativo sobre os principais blocos econômicos supranacionais, para compreender as consequências de seu funcionamento na escala regional e mundial, assim como dos impactos sobre os países-membros.
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Temas Transversais:
Ética, Meio Ambiente, Gênero e diversidade étnico-cultural, Trabalho e cidadania, Cultura e valores éticos,
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Atividades Prévias:
· Trabalhando mapas, produção de textos de jornais e revistas;
· Roda de discussão sobre a globalização o seus efeitos no nosso dia;
· Fazer comparação entre diferentes regiões do planeta.
· Comentários sobre a expansão cultural dos EUA através desse processo – globalização;
· Listar e analisar as principais corporações multinacionais do planeta
· Atividades avaliatórias para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
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Atividades Autodidáticas:
· Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de textos relacionados com a globalização;
· Trabalho, interpretação de mapas, gráficos e imagens;
· Exercícios no caderno do aluno;
· Leitura e fichamento dos textos que abordam a dinâmica complexa da globalização;
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Atividades Didático-cooperativas:
· Discussões em grupo e debates;
· Seminários;
· Leitura e análise de mapas;
· Gráficos, tabelas e imagens;
· Pesquisa em sala de aula.
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Atividades Complementares:
· Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
· Produção e reescrita de textos;
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Valores:
PREMISSAS
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Avaliação Processos:
· Trabalho em grupo;
· Debate;
· Avaliação individual;
· Autoavaliação;
· Prova.
· Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.
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Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor = referências
ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentação do espaço. São Paulo: Contexto, 1988.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
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Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno= referências
MAGNOLI, Demétrio. União Europeia: história e geopolítica. São Paulo: Moderna, 2003.
Globalização: Estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2003.
M ARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade tecnológica. São Paulo: Scipione, 2001.
Fórum Social Mundial 2013. Disponível em: <http://www.fsm2013.org>.
Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre. Disponível em: <http://www.fsmpoa.com.br>.
Organização das Nações Unidas no Brasil.Disponível em: <http://www.onu.org.br>.
Organização das Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <http://www.onu.org.br>.
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Professor: Thiago Alves
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Disciplina: Geografia
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
· Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
· A própria ideia de mundo mudou ao longo dos séculos, de acordo com as características sociais e políticas de cada sociedade e do acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos então produzidos. Para muitos alunos, é difícil imaginar como os antigos representavam o planeta Terra. Então, um primeiro passo é relacionar as formas de representação da Terra com a cosmovisão de determinados contextos históricos.
· A Revolução Industrial representou a substituição do uso da energia humana ou animal pelo emprego da energia mecânica nos processos de produção de artefatos. A combustão do carvão mineral e a máquina a vapor expandiram a capacidade produtiva humana e inauguraram a era industrial. As ferrovias e os navios a vapor promoveram uma revolução nos meios de transporte, desencadeando um crescimento inédito do comércio internacional.
· Discutir questões ligadas ao modo como cada pessoa, hoje em dia, se relaciona e se insere em um novo padrão de globalização baseado no meio técnico-científico-informacional que se desenvolveu a partir da década de 1970.
· Esta etapa tem como foco os efeitos da globalização e da integração dos mercados mundiais em um país africano, por meio de um documentário que mostra os efeitos do ingresso das roupas de segunda mão sobre a indústria têxtil.
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Objetivos Instrucionais Gerais:
· Compreender a dinâmica dos movimentos agrários brasileiros (retomada 2014);
· Compreender a produção do espaço mundial como um processo econômico e político na escala da longa duração.
· Compreender a dinâmica e as transformações ocorridas na sociedade a partir da Revolução Industrial.
· Relacionar as mudanças ocorridas a partir da Revolução Industrial ao ciclo de inovações que envolveu outros campos, assentados sobre a aplicação da ciência às tecnologias de produção. É o que ocorre com a química fina (área de pesquisa e fabricação de novos medicamentos), com a biotecnologia e suas aplicações na medicina e na agricultura, com a robótica e com a automação industrial, que tem se intensificado.
· Analisar e interpretar o processo da globalização associada as diferenças socioeconômicas dos países.
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Conteúdos:
· Perspectiva do espaço agrário brasileiro (7º Ano – 2014)
· O MEIO NATURAL: O CONTEXTO DO SENHOR DOS VENTOS
· O MEIO TÉCNICO: A FORÇA DAS MÁQUINAS NA PRODUÇÃO E NA CIRCULAÇÃO
· O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL
· ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
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Datas: Início e término do bimestre
Início: 04/02/2015
Término: 10/04/2015
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Objetivos Específicos:
· Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos; identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos etc.
· Compreender o processo histórico de ocupação dos territórios; interpretar a formação e organização do espaço geográfico, considerando diferentes escalas.
· Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos; caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
· Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem socioeconômica; interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.
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Temas Transversais:
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Atividades Prévias:
· Conhecimento cartográfico prévio – localização.
· Capacidade de análise de imagens.
· Conhecimento sobre as ferramentas que envolvem a internet – ciberespaços.
· Capacidade de analisar as diferenças socioeconômicas existentes no mundo.
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Atividades Autodidáticas: análise de fragmento de textos, conclusão de questões objetivas a partir de temas apresentados; exercícios de fixação de aprendizagem; leitura compartilhada de textos complementares.
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Atividades Didático-cooperativas: atividades que podem ser feitas em nivelamento; atividades em grupo.
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Atividades Complementares:.
· Trabalhando mapas, produção de textos de jornais e revistas;
· Roda de discussão sobre as diferentes técnicas de produção de mapas;
· Fazer comparação entre diferentes mapas antigos e recentes.
· Comentários sobre a evolução dos meios de transportes após o inicio da Revolução Industrial;
· Atividades avaliatórias para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
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Valores:
PREMISSAS
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Avaliação:
Seminários, trabalhos em grupo, debates, atividades contínuas, avaliação, trabalhos (normas ABNT).
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Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor = referências
BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Annablume, 2002.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: ONU/FGV, 1987.
MAGNOLI, Demétrio. Globalização: Estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2004.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008.
TAIOLI, Fabio; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; FAIRCHILD, Thomas Rich; TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Ibep/Companhia Editora Nacional, 2009.
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Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno= referências
BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Annablume, 2002.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: ONU/FGV, 1987.
TAIOLI, Fabio; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; FAIRCHILD, Thomas Rich; TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Ibep/Companhia Editora Nacional, 2009.
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Guia de Aprendizagem- 2º ano E.M.
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Professor: Thiago Alves
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Disciplina: Geografia
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
· Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
· Nesse bimestre será abordado com os educandos o processo dinâmico da formação do território brasileiro, esse processo ocorreu através de conflitos, acordos e compras; será desenvolvido também uma analise, compreensão e reflexão dos ciclos econômicos que ocorreram no Brasil – o porquê de determinadas culturas, o que seria produzido, qual era o destino da produção, quem estava lucrando com esse processo, as sequelas ou consequências desses eventos que existem até hoje nesse campo (agrícola, extrativista, interesses pessoais/grandes produtores, capitalismo, entre outros).
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Objetivos Instrucionais Gerais:
· Analisar e compreender os principais fatos causadores da degradação ambiental - associando o desenvolvimento socioeconômico dos países (retomada 2014).
· Conhecer e saber usar os conceitos chaves para o entendimento da Geografia, como espaço, território, paisagem, lugar, região, tanto em suas relações como seus processos de formação.
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Conteúdos:
1. As variações de escala geográfica dos impactos ambientais (retomada 2014);
2. A defesa de pontos sensíveis do meio ambiente: os tratados sobre o clima e a biodiversidade (retomada 2014);
3. A gênese geoeconômica do território brasileiro;
4. A gênese das fronteiras brasileiras;
5. Território Brasileiro: do “arquipélago” ao “continente”;
6. O Brasil e a economia global: mercados internacionais.
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Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
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Objetivos Específicos:
· Identificar e interpretar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade (Retomada 2014).
· Discutir ações representativas das relações entre sociedade e ambiente (Retomada 2014).
· Propor formas de atuação para conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável (Retomada 2014).
· Identificar dados, representações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil;
· Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e / ou o estabelecimento das fronteiras nacionais;
· Estabelecer diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais;
· Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.
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Temas Transversais:
· Ética;
· Meio Ambiente;
· Gênero e diversidade étnico-cultural;
· Trabalho;
· Cidadania;
· Cultura e valores étnicos.
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Atividades Prévias:
· Leitura e análise de projeção;
· Análise da imagem de um satélite: o mundo à noite;
· Trabalhando o conjunto de mapas e as localidades do período da economia colonial;
· Socialização sobre as cidades costeiras e os recôncavos da Baía de Todos os Santos e da Guanabara;
· Construir um quadro-síntese acerca dos principais conceitos-chave estudados;
· Comentário sobre as fronteiras do Brasil e o Tratado do Rio de Janeiro;
· Atividades para sanar as dificuldades e despertar interesse pelo assunto;
· Dinâmica de leitura sobre a economia global e os mercados internacionais;
· Atividade avaliatória para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
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Atividades Autodidáticas:
Ø Leitura de textos:
Ø Barão do Rio Branco
Ø Entenda a rodada de Doha;
· Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de texto;
· Trabalho e interpretação de mapas, gráficos e imagens;
· Leitura e fichamento dos textos que abordam a construção de Brasília durante o governo de JK (1956 a 1961); Tratados de Madri(1750).
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Atividades Didático-cooperativas:
· Discussões em grupo;
· Debates e seminários;
· Leitura e análise de mapas;
· Pesquisa em sala de aula.
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Atividades Complementares:.
· Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
· Produção e reescrita de textos;
· Sites:
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Valores:
PREMISSAS
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Avaliação Processos:
· Trabalho em grupo;
· Debate;
· Avaliação individual;
· Autoavaliação;
· Prova.
· Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.
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Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor =
GEIGER, Pedro Pinchas. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Descobrindo o Brasil).
RATTNER, Henrique. Mercosul e Alca: o futuro incerto dos países sul-americanos. São Paulo: Edusp, 2002.
Sites:
Agência Brasil. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br
Brasil – Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: www.itamaraty.gov.br
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Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno=
FARIA, Sheila de Castro. A colônia brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004. (Polêmica).
RICUPERO. Rubens. A ALCA. São Paulo: Publifolha, 2003.
Sites:
Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica (do século XVI ao XVIII). Disponível em: http://consorcio.bn.br.
OMC. Disponível em: http://www.wto.org
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Guia de Aprendizagem- 2º ano E.M.
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Professor: Thiago Alves
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Disciplina: Geografia
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
· Retomada de conteúdos, competências e habilidades que não foram desenvolvidas pelos educandos em 2014.
· Nesse bimestre será abordado com os educandos o processo dinâmico da formação do território brasileiro, esse processo ocorreu através de conflitos, acordos e compras; será desenvolvido também uma analise, compreensão e reflexão dos ciclos econômicos que ocorreram no Brasil – o porquê de determinadas culturas, o que seria produzido, qual era o destino da produção, quem estava lucrando com esse processo, as sequelas ou consequências desses eventos que existem até hoje nesse campo (agrícola, extrativista, interesses pessoais/grandes produtores, capitalismo, entre outros).
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Objetivos Instrucionais Gerais:
· Analisar e compreender os principais fatos causadores da degradação ambiental - associando o desenvolvimento socioeconômico dos países (retomada 2014).
· Conhecer e saber usar os conceitos chaves para o entendimento da Geografia, como espaço, território, paisagem, lugar, região, tanto em suas relações como seus processos de formação.
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Conteúdos:
1. As variações de escala geográfica dos impactos ambientais (retomada 2014);
2. A defesa de pontos sensíveis do meio ambiente: os tratados sobre o clima e a biodiversidade (retomada 2014);
3. A gênese geoeconômica do território brasileiro;
4. A gênese das fronteiras brasileiras;
5. Território Brasileiro: do “arquipélago” ao “continente”;
6. O Brasil e a economia global: mercados internacionais.
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Datas:
Início – 04/02/2015
Término – 10/04/2015
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Objetivos Específicos:
· Identificar e interpretar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade (Retomada 2014).
· Discutir ações representativas das relações entre sociedade e ambiente (Retomada 2014).
· Propor formas de atuação para conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável (Retomada 2014).
· Identificar dados, representações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil;
· Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e / ou o estabelecimento das fronteiras nacionais;
· Estabelecer diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais;
· Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.
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Temas Transversais:
· Ética;
· Meio Ambiente;
· Gênero e diversidade étnico-cultural;
· Trabalho;
· Cidadania;
· Cultura e valores étnicos.
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Atividades Prévias:
· Leitura e análise de projeção;
· Análise da imagem de um satélite: o mundo à noite;
· Trabalhando o conjunto de mapas e as localidades do período da economia colonial;
· Socialização sobre as cidades costeiras e os recôncavos da Baía de Todos os Santos e da Guanabara;
· Construir um quadro-síntese acerca dos principais conceitos-chave estudados;
· Comentário sobre as fronteiras do Brasil e o Tratado do Rio de Janeiro;
· Atividades para sanar as dificuldades e despertar interesse pelo assunto;
· Dinâmica de leitura sobre a economia global e os mercados internacionais;
· Atividade avaliatória para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
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Atividades Autodidáticas:
Ø Leitura de textos:
Ø Barão do Rio Branco
Ø Entenda a rodada de Doha;
· Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios, interpretação e produção de texto;
· Trabalho e interpretação de mapas, gráficos e imagens;
· Leitura e fichamento dos textos que abordam a construção de Brasília durante o governo de JK (1956 a 1961); Tratados de Madri(1750).
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Atividades Didático-cooperativas:
· Discussões em grupo;
· Debates e seminários;
· Leitura e análise de mapas;
· Pesquisa em sala de aula.
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Atividades Complementares:.
· Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;
· Produção e reescrita de textos;
· Sites:
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Valores:
PREMISSAS
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Avaliação Processos:
· Trabalho em grupo;
· Debate;
· Avaliação individual;
· Autoavaliação;
· Prova.
· Envolvimento e participação nas atividades de pesquisa e na apresentação individual e coletiva.
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Fonte de Referência para o Professor: Caderno do professor =
GEIGER, Pedro Pinchas. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Descobrindo o Brasil).
RATTNER, Henrique. Mercosul e Alca: o futuro incerto dos países sul-americanos. São Paulo: Edusp, 2002.
Sites:
Agência Brasil. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br
Brasil – Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: www.itamaraty.gov.br
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Fonte de Referência para o Aluno: Caderno do aluno=
FARIA, Sheila de Castro. A colônia brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004. (Polêmica).
RICUPERO. Rubens. A ALCA. São Paulo: Publifolha, 2003.
Sites:
Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica (do século XVI ao XVIII). Disponível em: http://consorcio.bn.br.
OMC. Disponível em: http://www.wto.org
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