sexta-feira, 22 de junho de 2012

Qualidade e equidade na Educação Básica brasileira


Equidade educacional

Qualidade e equidade na Educação Básica brasileira

Com base em dados do SAEB - o Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica - a pesquisa descreve o desempenho dos alunos de diferentes regiões do país, nos anos finais do Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio

AUTORIA: JOSÉ FRANCISCO SOARES
A grande maioria dos alunos apresenta performances que ficam aquém do esperado para a sua série. E a condição social, a cor da pele e a região do país onde vivem são fatores determinantes para este resultado. Estas são as principais constatações da pesquisa realizada pelo professor José Francisco Soares, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicada em 2004 na revista acadêmica Archivos Analíticos de Políticas Educativas.
Com base nos resultados do SAEB, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, e nos conteúdos dos projetos pedagógicos de escolas em diferentes estados brasileiros foi possível descrever o desempenho cognitivo dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental I e II e no 3º ano do Ensino Médio. Além dos resultados da avaliação, foram considerados questionários contextuais respondidos por alunos, professores e diretores escolares - imprescindíveis para que o pesquisador pudesse relacionar o desempenho escolar dos alunos à condição socioeconômica ou a caracterítsticas étnicas.
O artigo propõe que os problemas relacionados à qualidade e à equidade na Educação Básica identificados na pesquisa sejam enfrentados conjuntamente, em ações articuladas entre escolas, famílias, comunidade e governos, nas diversas regiões do Brasil.


Fonte: http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2004/qualidade-equidade-educacao-basica-brasileira-627332.shtml

Link - ETI - outras contribuições pedagógicas gerais